2015-09-02 09:05:00
Vilson Nascimento
Ao cumprir agenda de trabalho na semana passada em Amambai, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja afirmou à reportagem do grupo A Gazeta que pretende realizar, ainda neste ano de 2015, a recuperação da pavimentação e da sinalização da Rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Caarapó.
Durante a visita ao município o governador recebeu das mãos do prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, um documento reforçando o pedido de recuperação da rodovia estadual.
As câmaras municipais de Amambai, por meio de indicação do vereador Roberto Dias, que recebeu o aval dos demais vereadores e de Caarapó, por meio de indicação do vereador Aparecido dos Santos, o “Cido Santos”, também com apoio dos demais parlamentares locais, já haviam realizado cobranças pela recuperação da via.
Recentemente o deputado estadual Onevan de Matos, atendendo a um pedido do vereador de Amambai, Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético”, também apresentou uma indicação na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL/MS), solicitando ao Governo do Estado a recuperação da MS-156
Em dez anos rodovia só recebeu “tapa-buracos”
Desde que foi pavimentada, no ano de 2005, durante a gestão do então governador José Orcírio Miranda dos Santos, o “Zeca do PT”, ou seja, há dez anos, o trecho de rodovia estadual considerado de grande importância, não só para os municípios das extremidades, mas toda a região de fronteira, no sul do Estado, não passa por manutenção adequada.
Ao longo dos 74 quilômetros da rodovia a sinalização horizontal é inexistente e a vertical (placas) aonde ainda é encontrada, está, em sua maioria, em péssimo estado de conservação.
A precariedade da sinalização é apenas uma das ameaças para a segurança e para o bolso de quem transita pela MS-156 entre Amambai e Caarapó.
A pista de rolamento da rodovia, que também é usada para o escoamento da safra, inclusive de cana, fator que proporciona diariamente também um grande fluxo de veículos de carga, esta tomada por buracos, o que, além de colocar em risco a segurança dos transeuntes, também danifica os veículos.
O Governo do Estado, através de empresa contratada, tenta amenizar o problema com os paliativos “tapa buracos”, mas as “gambiarras” que em alguns pontos fazem o asfalto se assemelhar uma colcha de retalhos, cheio de remendos, não surtem mais efeito. A cada buraco tampado surgem dois.
Além de canal para o escoamento da produção agropecuária e para a chegada de produtos industrializados à região, a MS-156 entre Amambai e Caarapó é a principal via de acesso dos municípios de Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, que somados tem uma população estimada em mais de 80 mil habitantes, a grandes centros como Dourados e inclusive a capital do Estado, Campo Grande.