22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Hackers invadem e bloqueiam sistema da Prefeitura em Japorã

2015-09-01 20:58:00

O servidor que gerencia os sistemas de Recursos Humanos, Tributação e Contabilidade Pública da Prefeitura Municipal de Japorã – MS, localizado no extremo sul do Estado a 470 km da capital Campo Grande, foi invadido por hackers na última segunda-feira.

De acordo com o secretário de Administração e Planejamento de Japorã, Walter J Silva, o problema foi percebido logo pela manhã quando os servidores chegaram para o trabalho. A invasão ocorre cerca de 5 meses após ataque semelhante ocorrido em abril.

Segundo o secretário este tipo de ação ocorreu e o município recebeu mensagem em inglês no qual os hackers solicitaram resgate no valor de 2 mil para liberarem o acesso aos sistemas, em especial o bando de dados. “O banco de dados é o coração da Prefeitura. Lá está toda a vida funcional da prefeitura como recursos humanos, empenhos, liquidação, contabilidade completa”, disse Walter.

Por uma mensagem em inglês, o grupo pediu uma espécie de "resgate" 3 mil dólares americanos, cerca de 11 mil reais. A ironia é tanta, a sessão de impunidade os deixa tranqüilos, que os mesmos informam que não há negociação de valores.

Os serviços administrativos nas áreas de RH e Contabilidade estão suspensas em virtude de não haver como acessar o servidor e o bando de dados. “Não tivemos problemas com a folha do pagamento vistas que na sexta-feira havíamos feito a folha e enviado ao banco pagador que depositou a folha na última segunda-feira”, informou o secretário.

A prefeitura de Japorã contatou ainda ontem a Delegacia da Policia Federal em Naviraí, mas em virtude de competência a mesma não pode atender a requisição do município, mas auxiliou a SEAPLANDE a encaminhar o problema a Policia Civil de

Mundo Novo, que por meio do Delegado Dr. Mathias, estiveram hoje por toda manhã, na Prefeitura analisando a invasão.

Por determinação do prefeito Vanderley Bispo que acompanha de perto a situação, a SEAPLANDE convocou um especialista na área que foi contratado para resolver o problema. De acordo com Walter Silva a situação ainda não foi solucionada, mas aguarda uma resposta nesta quarta-feira uma resposta dos avanços da tentativa de quebrar a senha de acesso aos sistemas.

Informações apontam que a prefeitura de Pratânia no Estado de São Paulo, onde os serviços administrativos da Prefeitura estão suspensos depois que um grupo de hackers invadiu o sistema interno do município no último domingo (30). Ambos os casos são do mesmo tipo de invasão e pedem o mesmo tipo de resgate.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete