24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

CETRAN e Prefeitura aprovam em vistorias os ônibus do transporte escolar de Itaquiraí

2015-08-01 15:24:00

Roney Minella/Edson Freitas
A prefeitura de Itaquiraí e o CETRAN/MS realizaram vistorias nos veículos do transporte escolar que atuam no município. As vistorias aconteceram na terça-feira (28), um dia antes do fim das férias escolares. A fiscalização é obrigatória e acontece duas vezes por ano, durante o recesso do ano letivo. Nesse processo, avalia-se as condições dos veículos, se eles têm os equipamentos exigidos para o transporte de alunos, bem como os documentos necessários para oferecer o serviço. O mesmo acontecendo com os profissionais da área, onde são analisados se estão capacitados para o transporte coletivo de passageiros.

“O objetivo é garantir a segurança no transporte dos alunos, a comodidade dos motoristas e condições de trabalhos compatíveis”, explica o diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito Andercio Alves da Silveira. Segundo ele, durante a fiscalização são exigidos a faixa amarela horizontal com o nome escolar, medidor de velocidade, lanterna de luz branca e cintos de segurança para todos os passageiros. Também são verificados se estão em funcionamento os equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o registro e o licenciamento do automóvel. “Os motoristas precisam apresentar a carteira de habilitação nas categorias D e E, certidão negativa de antecedentes criminais e certificado de aprovação no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar”.

De acordo com os registros do Departamento de Trânsito, 11 veículos pertencem a frota do município e outros 30 ônibus são da empresa Viação Itaquiraense Ltda (VIL), e todos passaram pela vistoria e foram aprovados pela fiscalização. Andércio participou das vistorias acompanhado por, Nathane Pereira, da Secretaria Estadual de Educação, e Daniel Tenório Alves, da PRF (Polícia Rodoviária Federal), ambas integrantes do CENTRAN.

Os oficiais, mecânico Claudemir Baraúna Dutra, eletricista Eduardo Strehl de Lima, e José Carlos Pereira exercendo a função de Administrativo, também atuaram nas vistorias apoiando a ação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito. O PRF Daniel Tenório afirma que Itaquiraí esta de parabéns, pois, “foi o primeiro município que convidou o CETRAN para acompanhar vistorias, mostrando sua preocupação em garantir a segurança no transporte dos alunos e comprovando que está com a frota em boas condições de transporte”, afirmou o policial.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete