23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

TRE/MS proíbe "selfie" nas seções e anuncia que cavaletes estão com os dias contados

2014-10-02 12:15:00

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) divulgou nesta quinta-feira (2) informações sobre as eleições do próximo domingo em Mato Grosso do Sul. Algumas das principais novidades para este ano são: o fim do encaminhamento dos presos para o Ginásio Dom Bosco e a repressão ao uso de celulares nas seções eleitorais para evitar as famosas “selfies” (auto-retratos).

Prisões

De acordo com o corregedor do TRE/MS, desembargador João Maria Lós, o ginásio Dom Bosco foi requisitado nas eleições de 2010, mas apenas três pessoas foram detidas. Por isso, optou-se por mudar o procedimento. Agora, os presos serão conduzidos diretamente às Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário (Depacs) ou à Polícia Federal.

Polícia Militar, Polícia Civil e PF colocarão todo o efetivo nas ruas para reprimir crimes eleitorais. Além disso, a Força Nacional atuará na região de fronteira, com apoio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Nada de “selfies”

Ainda segundo o desembargador, está proibido o uso de celulares, filmadoras e câmeras fotográficas no local de votação. Ele comentou sobre a possibilidade das fotos serem usadas como comprovação, no caso da compra de votos. “Quem está com intenção de fazer um 'selfie' na seção eleitoral, isso será proibido. Não é permitido, exatamente porque a lei estabelece esse mecanismo de proibição, para não haver essa venda de votos que tanto se fala", explicou. A orientação é que, se o eleitor pegar o celular, o mesário interromperá a votação e o aparelho será recolhido.

Cavaletes com dias contados

Conforme João Maria Lós, a maior parte das denúncias têm sido com relação aos cavaletes, que  “invadiram” calçadas e canteiros na Capital e no interior do Estado. A população reclama que a propaganda eleitoral atrapalha a circulação de pessoas e o trânsito de veículos. Os instrumentos de campanha estão com os dias contados. “Essa é a última eleição que vai ter. Na próxima eleição, estará proibido”, declarou o desembargador.

Até agora, 318 denúncias de irregularidades foram computadas no sistema do TRE/MS. “A maioria é com relação à propaganda eleitoral”, frisou o magistrado. João Maria informou que o eleitor não precisa se identificar apenas se tiver um documento comprovando o fato denunciado. Caso contrário, é necessário colocar os dados no Web Denúncia, inclusive os do título de eleitor. A medida é para evitar trotes.

Votos brancos

O corregedor ainda esclareceu um dos rumores que surgiram na web durante a campanha. “Houve um boato na internet de que os votos brancos são destinados ao candidato mais votado. Isso não é verdade. O voto branco e o voto nulo têm a mesma finalidade. Não participam do processo eleitoral. O processo eleitoral se define pelos votos válidos”, afirmou.

Lei Seca

João Maria Lós ressaltou ainda a proibição da venda e consumo de bebida alcoólica das 3h de sábado até 17h de domingo, em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes e outros locais abertos ao público, visando impedir aglomeração de pessoas e tumulto. “É permitida a venda em supermercados desde que a pessoa leve a sua bebida para beber em casa”, detalhou.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete