32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Candidatos ao governo de MS discutem propostas em debate

2014-10-01 11:37:00

Cinco candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul participaram, na noite desta terça-feira (30), do debate realizado pela TV Morena. No encontro, foram apresentadas propostas sobre temas de saúde, educação, conflito indígena, industrialização, transporte e reforma e carga tributária. Dividido em quatro blocos, o debate foi mediado pelo jornalista Carlos Monforte e teve perguntas feitas pelos próprios candidatos, com temas determinados previamente.

Participaram do debate Nelsinho Trad (PMDB), Delcído do Amaral (PT), Reinaldo Azambuja (PSDB), Evander Vendramini (PP) e Professor Sidney (PSOL).

Primeiro Bloco

No primeiro bloco, os candidatos poderiam escolher livremente os temas que seriam feitos aos concorrentes. Reinaldo Azambuja perguntou a Delcídio do Amaral sobre investimentos na área da saúde. O candidato do PT perguntou a Evander Vendramini sobre os projetos do pepista para a região de Corumbá e Ladário.

Em seguida, o conflito indígena em Mato Grosso do Sul foi o tema escolhido por Vendramini direcionado ao candidato Sidney Melo.

Melo perguntou a Amaral sobre um inquérito que tramita na Justiça de Dourados, sem citar o conteúdo. O candidato do PSOL foi o escolhido por Nelsinho Trad para o próximo questionamento, referente ao pagamento antecipado de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e um projeto do peemedebista relacionado à carga tributária.

Segundo Bloco

No segundo bloco do debate entre os candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul foram sorteados temas específicos.

O primeiro tema foi Questão Indígena. Sidney Melo questionou Delcídio do Amaral sobre o que ele fez como senador para resolver a questão. O petista respondeu que trabalhou em 2004 diretamente com o assunto e que os resultados estão sendo colhidos. “Caminhamos agora para uma solução que não mexe na constituição, vamos manter a constituição e também indenizar o produtor rural”.

Na réplica, Sidney Melo comentou que, de 2004 a 2014, pouco foi feito e que a preocupação principal dos governantes é o agronegócio. Na tréplica, Delcídio do Amaral disse que a solução para a questão é a através da política e de forma isenta.

A industrialização foi tema da segunda rodada de perguntas. Nelsinho Trad questionou Reinaldo Azambuja a que ele atribuiu a melhoria nos números relacionados à exportação de produtos do Estado.

O tucano respondeu que o estado é “terra de oportunidades”, mas que é preciso “expandir o modelo industrial para todas as regiões”. Para ele, é preciso interiorizar a industrialização e “consolidar desenvolvimento com sustentabilidade sem agredir o meio ambiente. Mudar a lei de incentivo para interiorizar o desenvolvimento”.

Nelsinho Trad, na réplica, falou sobre números do período em que foi prefeito de Campo Grande e que pretende incentivar instalação de novas indústrias sem esquecer dos microeemprendedores do estado e investir em qualificação. Na tréplica, Reinaldo Azambuja disse que o estado tem condições de crescer mais e é preciso melhorar a logística.

Em seguida, Amaral perguntou a Melo sobre Educação. O petista quis saber a opinião dele, como professor, sobre as escolas de tempo integral. O candidato do PSOL respondeu que a escola em tempo integral “é uma das ferramentas mais importantes para melhorar a qualificação” e que o estudante “precisa ter onde ficar para ter o que fazer”.

Delcídio replicou dizendo que é preciso criar expectativas para os jovens e que, no projeto dele, escolas em tempo integral terão esporte e preparação profissional. Na tréplica, Sidney ressaltou que o discurso é bonito e que é preciso valorizar os professores.

O próximo tema foi Carga Tributária. Evander Vendramin perguntou para Sidney Melo sobre o que fazer para reduzir a tributação e aumentar a receita. Segundo Melo, "a medida que você diminui a carga, diminui o preço do produto, as pessoas compram mais e se compram mais, a indústria produz mais, se produz mais gera mais emprego”.

Evander disse, na réplica, que, se eleito, irá discutir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na tréplica, Sidney Melo declarou que é preciso olhar sobre a ótica de quem paga o imposto.

O último tema foi Turismo. Reinaldo Azambuja questionou Nelsinho Trad sobre a ampliação do turismo em Mato Grosso do Sul. O peemedebista respondeu que irá priorizar o turismo. “Vamos fazer parcerias dom agências internacionais, organismo internacionais. Turismo é a indústria sem chaminé. Não polui, gera divisa, gera empregos, gera renda”.

Na réplica, Reinaldo disse que a intenção dele é integrar roteiros turísticos e interiorizar o turismo. Nelsinho, na tréplica, declarou que irá dar toque especial ao turismo e citou eventos realizados em municípios do interior e na capital.

Terceiro Bloco

No terceiro bloco, as perguntas eram feitas com temas livres. Reinaldo Azambuja declarou ter sofrido ataques políticos durante a campanha. Sobre o tema, perguntou para Delcídio do Amaral qual era a opinião do petista sobre a apreensão. O candidato do PT respondeu que rejeita este tipo de ataque político a adversários.

Em seguida, Evander Vendramini perguntou a Delcídio do Amaral se ele mantinha o mesmo pensamento de quando afirmou que havia ocorrido uma mudança política em 2012, quando Alcides Bernal foi eleito prefeito de Campo Grande. O petista afirmou que a eleição citada mostrou necessidade de um novo ambiente.

Depois foi a vez do petista perguntar para Nelsinho Trad sobre a forma de como o político enxerga a questão de ciência e tecnologia e quais propostas para o setor. Nelsinho respondeu que será prioridade no governo dele.

Em seguida, Sidney Melo pergunta para Vendramini sobre saúde. O candidato do PP respondeu que fará investimentos em regiões como Corumbá e Três Lagoas, que precisam de hospitais regionais.

Para fechar o penúltimo bloco, Nelsinho Trad citou as investigações de corrupção na Petrobras e perguntou a opinião de Reinaldo Azambuja sobre o tema. O candidato do PSDB respondeu que lamenta o que considera o mais escândalo de corrupção do país nos últimos anos.

Último Bloco

No bloco final do debate da TV Morena, os temas foram novamente pré-determinados. No primeiro sorteio, a pergunta era sobre Hospitais Regionais, feita por Azambuja a Vendramini, em que o candidato do PSDB questionou como seriam feitos os investimentos do concorrente, em caso de vitória. Em resposta, Vendramini disse que iria fortalecer a atenção básica de saúde para desafogar o atendimento nas cidades polos.

A próxima pergunta, com o tema Política Agrícola, foi feita por Vendramini, que questionou o candidato do PT sobre política de ação em relação a assentamentos. Amaral respondeu que pretende melhorar infraestrutura e revitalizar a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Em seguida, com o tema Funcionalismo Público, Trad perguntou a Azambuja qual a política dele para o servidor público em Mato Grosso do Sul. O candidato tucano diz que acredita em um choque de gestão, com investimento em tecnologia e melhoria no Plano de Cargos e Carreiras (PCC).

Com o tema Sistema Penitenciário, o candidato do PT questinou Vendramini sobre as ações dele para o setor. O pepista avaliou que é necessário fortalecer assistência social, dando oportunidade de empregos e, assim, evitar o aumento da criminalidade.

O último tema debatido foi Saneamento Básico, com uma pergunta feita por Sidney Melo a Nelsinho Trad, em que foi questionado como se deve melhorar o atendimento da Sanesul, a concessionária de água e esgoto que atende municípios do interior do Estado. Trad respondeu que a atual gestão reestruturou a empresa e que vai continuar dialogando com as categorias do órgão.

Considerações Finais

O quarto bloco também foi dedicado às considerações finais dos candidatos. O primeiro a falar foi Reinaldo Azambuja, que disse que o Estado vive uma polarização política há vinte anos e que esta é a oportunidade de “fazer boa política com decência, ética, transparência”.

Sidney Melo disse que há dois debates em disputa – uma que está no poder há mais de vinte anos, seja no comando do governo, seja nas secretarias – e outro, do PSOL, que uma alternativa política e administrativa. “Para que a coisa mude, é preciso exercer seu direito, seu voto”.

Delcídio do Amaral disse que é um grande sonho ser governador do Estado e que tem condições de fazer uma administração que olha por todos que constroem o Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o objetivo é “ser melhor que MS já teve”.

Nelsinho Trad agradeceu a quem o acompanhou na trajetória e citou a candidata a vice, Janete Morais, dizendo que compartilha o sentimento cristão de defesa da vida. O candidato citou a experiência como prefeito da capital. “Quero usar minha experiência, vamos para o segundo turno”.

Evander Vendramini disse que o partido pretende mostrar que pode fazer uma política diferente e pediu ajuda aos eleitores para que possam ajudar, escutando as propostas. Vendramini pediu votos para os candidatos do PP, “por um Mato Grosso do Sul mais justo e melhor”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete