26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

TRE impugna 30 pedidos de candidaturas, ainda faltam 132 serem analisados

2014-07-31 09:50:00

Com a impugnação da candidatura ao Senado de Alcides Bernal (PP), já são 30 os candidatos que tiveram o registro indeferido pelo TRE/MS (Tribunal regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). No julgamento ocorrido na tarde desta quarta-feira (30), além de Bernal, o ex-prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayat, foi impedido de concorrer ao cargo de deputado estadual pelo PSDB.



 

Ao todo foram 577 pedidos de candidaturas feitos ao TRE. Deste número, 23 inscritos já desistiram de concorrer às eleições deste ano. Ainda faltam 132 pedidos de impugnação a serem analisados pelo TRE.

 

Em relação à Bernal, o Tribunal havia recebido três pedidos de impugnação do registro de candidatura de Bernal, sob a alegação de que a cassação do ex-prefeito, levada à cabo pela Câmara de Campo Grande, o deixou inelegível pelos oito anos subsequentes ao término do mandato. Outro fator lembrado pelos requerentes foi o desrespeito do pepista ao prazo legal de desincompatibilização do cargo, uma vez que voltou ao cargo em maio passado.

 

Os argumentos foram acatados pelo juiz federal Heraldo Garcia Vitta, responsável pela relatoria do caso de Bernal, que determinou a impugnação da sua candidatura. A defesa de Bernal tem agora até dois dias para tentar reverter a decisão no próprio Tribunal, antes de tentar levar o caso para a instância superior, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 

A definição dos magistrados do Tribunal sobre as impugnações foi conhecida, após a leitura da ata com a decisão. Agora os candidatos também têm até dois dias para recorrer da sentença junto ao órgão.

 

De acordo com a legislação eleitoral, o candidato pode continuar a campanha até que se esgotem as fases de recursos, com o julgamento em última instância pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete