13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cone Sul terá 11 mulheres disputando vagas no Executivo

2012-07-17 08:05:00

Vilson Nascimento

As eleições municipais 2012 serão marcadas pela participação ativa das mulheres, sobretudo no que diz respeito à busca por ascensão aos cargos executivos.

Na região Cone Sul de Mato Grosso do Sul pelo menos onze mulheres de oito municípios almejam chegar à Prefeitura, sendo que cinco delas disputando diretamente o cargo de prefeita.

Candidatas a prefeitas

Em Eldorado, um dos únicos municípios da região administrado por uma mulher, vai permanecer sob administração feminina, já que a atual prefeita, Marta Araújo (PT) é candidata única a reeleição.

Outro município da região que será administrado por uma mulher a partir de 2013 é Jutí, já que duas mulheres, a atual vice-prefeita, a professora Isabel Cristina Rodrigues, a “Tia Bel” (DEM) e a farmacêutica Elizângela Martins Biazotti, a “Laka” (PMDB) são as únicas a disputar os votos dos eleitores e uma delas será a chefe do Poder Executivo Municipal local.

Em Tacuru, Márcia Norbutas, do Partido dos Trabalhadores (PT) é candidata a prefeita e em Coronel Sapucaia, a atual presidente da Câmara Municipal local, vereadora Nilcéia Alves de Souza (PR) disputa a Prefeitura tendo como candidata a vice outra mulher, a professora e também vereadora no município, Sandra Barbosa, do PT.

Busca pelo cargo de vice

Além das cinco candidatas diretas aos cargos de prefeitas, outras seis mulheres buscam seus espaços no Poder Executivo disputando as cadeiras de vice na região Cone Sul.

Em Amambai a empresária Cynthia Escobar, do PDT é a candidata a vice de seu côo – partidário, Gilmar Vicentin.

Em Caarapó a atual vice-prefeita de Mateus Palma de Farias (PR), Marinalva Farias, do Democratas, vai disputar a reeleição ao cargo de vice, desta vez do atual presidente da Câmara Municipal local, vereador Mário Valério, que é candidato a prefeito do município pelo Partido da República.

Outra mulher, ClariceEstevez Croider (PSB), também busca a ascensão ao cargo de vice-prefeita em Caarapó. Ela é a candidata a vice na chapa que tem como candidato a prefeito o advogado e também vereador no município, Odair Bortoloti, do PMN.

Em Iguatemi, a dentista Rose Caseiro, do PR é a candidata a vice-prefeita na campanha pela reeleição do atual prefeito do município, José Roberto Arcoverde, do PSDB.

Em Mundo Novo a atual vice-prefeita, Vânia Parize do Democratas, permanece como candidata a vice ao lado do atual prefeito, Antônio Cavalcante, do PMDB, que é candidato a reeleição.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete