23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

*Para tucanos, CPI não avançou com depoimento de jornalista

2012-06-28 12:45:00

Deputados do PSDB consideraram desqualificado o depoimento do jornalista Luiz Carlos Bordoni à CPI Mista do Cachoeira nesta quarta-feira (27). Bordoni afirmou ter trabalhado na campanha do governador de Goiás, Marconi Perillo, em 2010. Ele disse que parte do pagamento foi depositada na conta de uma filha, mas não há nota fiscal ou contrato de prestação de serviço. Os valores não foram declarados no Imposto de Renda do depoente. Na avaliação de Carlos Sampaio (SP), a CPI não avançou em nada com o depoimento.
________________________________________
Mendes Thame pede quebra de sigilo do ex-diretor do Dnit Luiz Antônio Pagot
O líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), apresentou requerimento à CPI do Cachoeira nesta quarta-feira (27) requisitando a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico do ex-diretor do Dnit Luiz Antônio Pagot dos últimos dez anos. Thame solicitou também uma acareação entre Pagot e Carlos Cachoeira, e entre Pagot e o empresário Fernando Cavendish (Delta).
________________________________________
Base aliada inviabiliza votação de projeto que reduz jornada de enfermeiros para 30 horas
Por falta de acordo, o projeto de lei (PL 2295/00) que fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de profissionais de enfermagem não foi votado no plenário da Câmara nesta quarta-feira (27). Não houve quórum para a apreciação da proposta. Os partidos de oposição encaminharam a favor da matéria, mas o texto não conta com o apoio de governistas, que impediram a análise. Uma manobra esvaziou a apreciação da proposta, que forçará a contratação de profissionais.
________________________________________
Bruno Araújo prestigia homenageados pelo Programa Prefeito Amigo da Criança
O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), participou da cerimônia de premiação do Programa Prefeito Amigo da Criança, que homenageou gestores de destaque nesta quarta-feira (27). A iniciativa busca garantir os direitos de crianças e adolescentes com o objetivo de contribuir para que as administrações avancem. Para Araújo, os bons projetos nascem da criatividade de municípios que se adequam à realidade local.
________________________________________
Otavio Leite sugere reunião sobre os desafios da economia criativa
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara aprovou o requerimento para a realização do Seminário “Desafios dos Marcos Legais para a Economia Criativa”. Segundo o autor da proposta, deputado Otavio Leite (RJ), o objetivo do encontro é colher contribuições da sociedade civil, juristas, parlamentares e notórios dos setores criativos para a promoção de um diálogo de maior alcance sobre o conhecimento jurídico-institucional que rege a economia criativa.
________________________________________
Tripoli quer informações sobre contaminação do solo do Aeroporto de Guarulhos
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou requerimento de informação de autoria do deputado Ricardo Tripoli (SP) sobre a provável contaminação do solo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O pedido será encaminhado ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O parlamentar disse que vem recebendo inúmeras denúncias de que o solo do maior aeroporto da América Latina está sendo contaminado.
________________________________________
Deputado critica “freio” no investimento da Petrobras no Rio de Janeiro
O deputado Otavio Leite (RJ) criticou nessa terça-feira (26) o “freio” de investimentos anunciado pela Petrobras na empresa. Conforme destacou o tucano, a medida “atinge violentamente o Rio de janeiro”, notadamente o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “O Brasil é autosuficiente em petróleo, mas não é em gasolina. Precisa de refinarias. No ano passado, de R$ 6 bilhões de investimentos, apenas 38% se efetivaram. Neste ano, de R$ 8 bilhões alocados para o Comperj, apenas 15% foram gastos. Isso demonstra a falta de compromisso político com a implantação do Comperj”, destacou Otavio Leite.
________________________________________
A pedido de William Dib, comissão fará audiência sobre segurança de jornalistas
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou pedido do deputado William Dib (SP) para realizar audiência pública sobre ações que promovam a segurança dos jornalistas. Será discutida ainda a impunidade dos crimes praticados em decorrência do exercício da profissão. Na oportunidade, os convidados poderão expor as medidas necessárias para o exercício da profissão e a apuração dos crimes.
________________________________________
Em debate na TV Câmara, Kaefer e especialistas apontam erros de governos petistas
O debate na noite de terça-feira (26) no programa “Expressão Nacional”, da TV Câmara, foi marcado por divergências sobre questões econômicas e sociais entre os deputados Alfredo Kaefer (PR) e Newton Lima (PT-SP). À experiência econômica do parlamentar tucano, resultante das suas atividades empresariais em diversos setores, contrapôs-se o idealismo do deputado petista, com base nos fatos de ser professor universitário e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos.
________________________________________
Líder reprova resistência do PT à votação do projeto que flexibiliza veiculação da "Voz do Brasil"
Em virtude da resistência do PT, os partidos não chegaram a um acordo para votar nesta semana, em plenário, o projeto que flexibiliza o horário de transmissão do programa de rádio Voz do Brasil (PL 595/03). O líder do PSDB, Bruno Araújo (PE), criticou a posição dos petistas. “A Voz do Brasil, no modelo de hoje, é um resquício da ditadura. Aliás, me assombra o PT ser contra isso. Este é um dos últimos elementos que a democracia brasileira mantém do regime militar”, condenou o tucano.
________________________________________
Julgamento do mensalão será a chance de passar a limpo o maior escândalo da história política do país
O julgamento do mensalão será a chance de passar a limpo o maior escândalo da história política do país, marcado pela compra de apoio parlamentar pelo governo do PT. A avaliação é da Carta de Formulação e Mobilização Política desta quarta-feira (27). “Também poderá servir para inibir a proliferação de esquemas de corrupção que o mensalão suscitou. Resta agora esperar que os ministros do Supremo deem aos integrantes da quadrilha o destino que lhes cabe na História: bem longe da vida pública, quitando suas dívidas com a Justiça”, cobra o documento editado pelo Instituto Teotonio Vilela, órgão de estudos políticos do PSDB.
________________________________________
Direto do Twitter, com os deputados William Dib (SP), Marcus Pestana (MG), Domingos Sávio (MG), Duarte Nogueira (SP) e Mara Gabrilli (SP)
________________________________________
Direto do Plenário, com os deputados Jutahy Junior (BA) e Antonio Carlos Mendes Thame (SP)

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete