13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Há 5 dias para fim de convenções, quadro está agitado em Amambai

2012-06-26 07:47:00

Vilson Nascimento

Faltando apenas cinco dias para encerrar o prazo para as convenções partidárias, o quadro político está bastante agitado em Amambai.

Com o prazo se expirando, alguns partidos, partidários e pré-candidatos ainda buscam alterações com o objetivo de escolher o projeto que melhor se encaixa em seus perfis e objetivos para a disputa eleitoral que se aproxima.

Do lado da oposição, que tem como pré-candidato o ex-prefeito do município, Sérgio Barbosa, do PMDB, a situação está mais definida. O nome do pré-candidato a vice-prefeito, o médico ortopedista Dr. Luiz Bandeira (PTdoB) já foi definido há algum tempo e os trabalhos agora, na reta final da pré-campanha, são para organizar os partidos dentro do grupo no que diz respeito às pré-candidaturas aos cargos de vereador e negociar a adesão de novas siglas partidárias.

No sábado (23) o grupo, que já contava, além do PMDB e do PTdoB, com o PPS, PPL, PCdoB e o PRTB, recebeu a adesão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e agora trabalha para tentar buscar, para o projeto político outras três siglas, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Verde (PV) e o PSB, que já foi aliado do PMDB e hoje ostenta pré-candidatura própria no município.

Por telefone o pré-candidato a prefeito de Amambai pelo PMDB, Sérgio Barbosa, confirmou a, segundo ele, boa conversa que manteve com os líderes do Partido Verde no município, o presidente do diretório da sigla, vereador Luciney Bampi e com o ex-presidente do partido e atual secretário municipal de saúde, em Amambai, Ednor Bampi.

De acordo com Ednor Bampi, o PV ainda não decidiu o caminho a trilhar nas eleições 2012 em Amambai e uma composição com o grupo encabeçado pelo PMDB ainda é possível.

Barbosa, que estava na capital do Estado, Campo Grande, onde se reuniria no final da tarde dessa segunda-feira (25) com o governador André Puccinelli (PMDB) e logo em seguida com membros do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, tenta agora, consolidar a aliança com a sigla no município, já que boa parte dos integrantes do PT em Amambai defendem a coligação com o PMDB e ameaçam deixar o partido sem candidatos a vereador, caso a decisão seja coligar com outro grupo político.  

No grupo político liderado pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) que tem como pré-candidato a prefeito o ex-vereador e empresário em Amambai, Gilmar de Almeida Vicentin, o clima é de bastante otimismo.

Composto até o momento por 15 siglas partidárias, PDT, PSD, o PR, PRB, PTB, PP, PTN, PTC, PRP, PSC, PHS e o PSL, com algumas ressalvas em relação ao PHS, o PV e o DEM, que ainda discutem se permanecem ou não no projeto político, o grupo liderado por Gilmar Vicentin trabalha para manter as três siglas citadas e mais o PT (Partido dos Trabalhadores) que hoje está dividido, mas ainda integra o grupo.

Um dos objetivos de Gilmar Vicentin, segundo o pré-candidato, também é trazer para o grupo o PSB, que tem como pré-candidato a prefeito, o vereador Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego”.

Em contato por telefone no início da noite dessa segunda-feira (25), Gilmar Vicentin disse a nossa reportagem, estar motivado em relação a sua pré-candidatura e em relação consolidação de seu grupo político, que tem por meta, pregar a renovação política em Amambai, saindo da “guerra política” travada por Dirceu Lanzarini e Sérgio Barbosa nos últimos 15 anos e meio no município.

Gilmar Vicentin, que é apontado pelo grupo como “o candidato da renovação”, que trará dinâmica nova para a administração municipal em Amambai, caso se candidate e seja eleito, ainda não definiu seu pré-candidato a vice-prefeito.

Segundo o pré-candidato, bons nomes estão sendo cogitados para a função, mas a decisão definitiva de quem será o vice na coligação deverá ser oficializado durante uma reunião com a participação de todos os partidos aluados a ser realizada, provavelmente, segundo Vicentin, na próxima quarta-feira, dia 27 de junho.

Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego”, que já foi prefeito e secretário municipal em Amambai, deputado estadual em Mato Grosso do Sul e atualmente é vereador no município, até o momento mantém firme sua pré-candidatura a prefeito pelo PSB, mas já deu demonstrações claras em seus pronunciamentos à imprensa e na tribuna da Câmara Municipal que pretende discutir composição com outro grupo que tenha candidatura majoritária.

Prego diz que ele, seu partido e o grupo de partidos que o acompanham estão abertos para negociações sobre possíveis composições. Segundo o pré-candidato do PSB, no momento as negociações sobre possíveis alianças estão mais avançadas com o grupo político liderado pelo pré-candidato do PDT, Gilmar Vicentin.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete