20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Em maio, governo comprova visão limitada na economia

2012-06-02 17:47:00

A combinação das ações econômicas adotadas pelo governo Dilma em maio representa uma receita amarga para o consumidor: já endividado, o brasileiro é incentivado a comprar automóveis. Na outra ponta, o poupador é prejudicado com a mudança nas regras da poupança. E mesmo arrecadando cada vez mais, o Planalto tira de um lado em desonerações para alguns setores, mas busca compensar do outro.

 Crescimento ínfimo do PIB no primeiro trimestre de 2012 é preocupante, avalia Alberto Mourão
Para o deputado Alberto Mourão (SP), o ínfimo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é preocupante e reflete a falta de medidas efetivas do Planalto. De janeiro a março deste ano, a economia brasileira registrou alta de apenas 0,2% se comparada aos três últimos meses de 2011. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o índice cresceu 0,8%.

• País começa o ano com pé no freio e desempenho decepcionante
Destoando até das previsões mais sombrias, o PIB brasileiro cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre. “Repete-se o que tem sido uma sina no governo Dilma Rousseff: mais uma vez, as esperanças estão depositadas num futuro que, infelizmente, nunca chega”, analisa o Instituto Teotônio Vilela na Carta de Mobilização Política desta sexta-feira (1o).

• Sérgio Guerra critica postura antidemocrática e arrogante de Lula
O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma demonstração de desrespeito à democracia e de arrogância ao afirmar que “não irá permitir que um tucano volte à presidência do Brasil”. O parlamentar falou sobre o tema em entrevista à Rádio Estadão ESPN. Para Guerra, a declaração mostra total desequilíbrio.

• Fernando Henrique acerta ao dizer que petista tenta “tapar o sol com a peneira”, afirma tucano
O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) saiu em defesa da afirmação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a suposta tentativa do também ex-presidente Lula de chantagear o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes para protelar o julgamento do mensalão. O presidente de honra do PSDB afirmou na quinta-feira (31) que o petista tenta “tapar o sol com a peneira”.

• Macris: enquanto SP dá o exemplo, Executivo federal trata com descaso desaparecimentos
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, destacou nesta semana o lançamento do Programa Estadual de Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos. Com a iniciativa, Alckmin pretende reduzir o número de desaparecidos no estado. O deputado Vanderlei Macris (SP) comemorou a iniciativa e disse que ela deveria servir de exemplo para o país, já que o governo federal nada faz para combater o problema.

• Projeto de Andreia Zito garante estabilidade a empregado afastado por problema de saúde
Projeto de lei apresentado pela deputada Andreia Zito (RJ) garante estabilidade ao trabalhador que ficar afastado por problema de saúde. Após o retorno ao trabalho, o patrão deverá garantir que ele permaneça pelo mesmo período em que esteve afastado. Segundo a tucana, a licença motivada por tratamento de saúde acontece alheia à vontade do trabalhador.

• Indústria tabagista deve ser responsabilizada por doenças causadas pelo fumo, defende Gomes de Matos
A indústria tabagista deveria ser responsabilizada pelas doenças provocadas aos fumantes, defendeu o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) nessa quinta-feira (31). Em 2000, o tucano apresentou projeto de lei para criar um fundo de reparação civil. De acordo com o parlamentar, com essa proposta a indústria do setor terá que arcar com as despesas do tratamento do paciente que ficou doente por causa do cigarro.

• Análise econômica de FHC sobre Brasil coincide com a de Alfredo Kaefer
O “Estado de S. Paulo” publicou entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na China, onde fez uma palestra promovida pelo grupo Itaú. A análise econômica feita por ele com relação ao quadro brasileiro coincide com aquela do deputado Alfredo Kaefer (PR) desde o início do governo Lula e reiterada em seu discurso no plenário sobre o atual, no último dia 30 de maio.

• Abate de jegues: Ricardo Tripoli parabeniza Fundação Brigitte Bardot
Vice-Líder do PSDB na Câmara, o deputado Ricardo Tripoli (SP) parabenizou, nesta semana, a Fundação Brigitte Bardot pelo posicionamento contrário ao abate e exportação da carne de jegues brasileiros. Em ofício enviado à entidade francesa, traduzido pela jornalista Dariella Novello, o Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados ressaltou sua atuação em defesa do meio ambiente e do movimento de proteção animal.


• Direto do Twitter, com os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Vaz de Lima (SP), Domingos Sávio (MG), Walter Feldman (SP) e Nilson Leitão (MT)
• Direto do Plenário, com os deputados Raimundo Gomes de Matos (CE) e Jutahy Junior (BA)

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete