21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Líderes destacam quebra de sigilo nacional da Delta

2012-05-30 09:45:00

A CPMI do Cachoeira aprovou nesta terça-feira (29) a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico em âmbito nacional da construtora Delta. A medida era defendida pelos parlamentares tucanos desde o início dos trabalhos da comissão, há cerca de um mês, e foi comemorada pelos líderes do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), e da Minoria, Antonio Carlos Mendes Thame (SP).


• Explicação de Lula sobre suposta tentativa de adiar julgamento é insuficiente, afirma Bruno Araújo
As explicações do ex-presidente Lula sobre a suposta tentativa de adiar o julgamento do mensalão foram insuficientes, na avaliação do líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE). Em nota divulgada na segunda-feira (28), a assessoria de imprensa do petista alega que o teor da conversa com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes relatado pela revista “Veja” é “inverídico”.


• ITV condena comportamento deplorável de ex-presidente em relação às instituições
A Carta de Formulação e Mobilização Política desta terça-feira (29) afirma que o comportamento “indigno, intolerável, repulsivo” de Lula em relação às instituições “é apenas mais um capítulo de uma trajetória que, infelizmente, tem se mostrado deplorável”. Na avaliação do Instituto Teotonio Vilela, a versão de que Lula tentou chantagear Gilmar Mendes e coagir a mais alta corte judiciária do país é, em tudo, verossímil.


• Governo enfraquece Petrobras e provoca incertezas na exploração do pré-sal, alerta especialista
“O Brasil está correndo o risco de perder uma oportunidade histórica com o pré-sal”. O alerta foi feito nesta terça-feira (29) pelo presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, durante mais uma rodada de debates promovidos pelo Instituto Teotônio Vilela e pelo PSDB para discutir uma nova agenda para o país.


• Deputados criticam uso eleitoreiro do petróleo pelo PT e lamentam retrocessos em estatal
Tucanos que participaram nesta terça-feira (29) do debate promovido pelo ITV e pelo PSDB sobre os rumos na exploração do pré-sal criticaram o uso político-eleitoral da descoberta da nova camada de petróleo pelo PT, sobretudo na campanha eleitoral de 2010. Até agora o país não colheu nenhum dividendo da realidade fantasiosa exaltada pelos petistas na ocasião.


Duarte Nogueira é o 12º ex-líder da bancada a figurar na galeria da Sala Artur da Távola
Em cerimônia marcada para as 16h desta quarta-feira (29), o PSDB vai descerrar o retrato do deputado Duarte Nogueira (SP), o 12º a figurar na galeria de ex-líderes do partido na Câmara. As fotos ficam na Sala Artur da Távola, inaugurada em dezembro de 2011. O ambiente se tornou o principal palco de discussões e decisões importantes da bancada da legenda na Casa.


• Liderança da Minoria lança blog com relação de obras empacadas do Executivo federal
A Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados disponibiliza nesta quarta-feira (30) o blog www.obrasempacadas.com.br, que reúne denúncias e matérias de obras do PAC que estão paradas ou andando em ritmo lento. A página sistematiza as principais denúncias feitas pela mídia e também aquelas apuradas por parlamentares da oposição.


• Manobra da base aliada atrapalha votação do PNE, diz Barbosa
O deputado Eduardo Barbosa (MG) afirmou, nesta terça-feira (29), que o governo federal está fazendo uma manobra para não votar o Plano Nacional de Educação (PNE). “Não temos a expectativa de analisá-lo nesta semana porque percebemos que há uma sinalização do governo contrária à votação”, lamentou. O tucano participou de audiência pública na comissão especial que trata do assunto.


• Colnago vê como desfaçatez iniciativa do Planalto de inserir regime de contratações em MP
O deputado César Colnago (ES) classificou de “desfaçatez” a tentativa do governo federal de permitir que o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), criado para as obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, seja usado também para construir e reformar escolas, creches, quadras e postos de saúde, além de tocar as grandes construções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


• Retração na projeção de crescimento do PIB confirma avisos de tucanos
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficará bem abaixo dos fantasiosos 4,5% projetados inicialmente pelo governo federal, como já vinham alertando economistas e parlamentares do PSDB. O próprio Executivo já admite uma evolução menor que a estimativa inicial. Na segunda-feira (28), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu à agência “Reuters” que a elevação deve ser de 3%.


Parlamentares reprovam falta de ação no combate ao tráfico nas fronteiras
Policiais federais, rodoviários e peritos reclamaram da falta de uma política por parte do governo para cumprir a promessa da compensação funcional para a permanência dos agentes nas fronteiras do país. O debate aconteceu na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, em audiência proposta pelo deputado Fernando Francischini (PR).


• Plenário aprova financiamento a herdeiro rural e acordo entre Brasil e Turquia
O plenário da Câmara aprovou, com o voto favorável do PSDB, o projeto de lei (PLP 362/06), que permite a agricultores familiares usarem financiamento público rural para comprar terra de parentes em caso de herança. Dessa forma, os outros herdeiros poderão manter a propriedade rural como unidade familiar de produção. Os empréstimos serão concedidos por meio do Banco da Terra.


• Impasse na Comissão de Orçamento traz ministra Ideli Salvatti ao Congresso
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, se reunirá nesta quarta-feira (30) com líderes da oposição para discutir o impasse político que há pelo menos três semanas emperra as deliberações na Comissão Mista de Orçamento. A reunião será às 10h no gabinete do presidente do colegiado, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

• Direto do Twitter, com os deputados Duarte Nogueira (SP), Fernando Francischini (PR), Otavio Leite (RJ), Nilson Leitão (MT) e Alberto Mourão (SP)
• Direto do Plenário, com os deputados Duarte Nogueira (SP) e Walter Feldman (SP)

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete