30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Oposição pede apuração sobre denúncia envolvendo interferência de Lula no STF

2012-05-29 13:15:00

A oposição encaminhou nesta segunda-feira (28) representação criminal à Procuradoria-Geral da República na qual pede investigação do suposto pedido do ex-presidente Lula ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes para adiar o julgamento do mensalão. A ação é assinada por PSDB, DEM, PPS, PSol e pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Em nota, PSDB alerta para atentado ao equilíbrio entre poderes e cobra investigação urgente
Nota assinada pelo presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), e pelo secretário-geral da legenda, Rodrigo de Castro (MG), classifica de “necessária e urgente” a apuração integral, pelas instituições oficiais competentes e por organizações da sociedade civil, das ações de Lula junto ao órgão máximo da Justiça brasileira para interferir no processo de julgamento do mensalão.


Tucanos rechaçam suposta tentativa de ex-presidente de cooptar Gilmar Mendes
Parlamentares do PSDB reagiram nesta segunda-feira (28) à tentativa do ex-presidente Lula de interferir no julgamento do mensalão no intuito de adiá-lo para depois das eleições municipais. De acordo com a revista “Veja”, o petista procurou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para lhe oferecer blindagem na CPI do Cachoeira em troca da protelação do julgamento.

Cruzada de petista para postergar análise do mensalão não tem limites, avalia ITV
A cruzada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reescrever a história e tentar transformar o mensalão em farsa não tem limites. De acordo com a Carta de Mobilização Política desta segunda-feira (28), a atitude não difere em nada da postura indecente do PT, com a suspeitíssima arrecadação de dinheiro junto a empresas agraciadas com contratos firmados com o governo federal.


Para deputados, endividamento das famílias é efeito colateral de medidas paliativas do governo
Os deputados Rogério Marinho (RN) e Alberto Mourão (SP) alertaram nesta segunda-feira (28) para as consequências das medidas paliativas que o governo tem adotado na tentativa de aquecer a economia. Renúncias fiscais em setores específicos e estímulo ao crédito têm gerado o endividamento de famílias, que se veem obrigadas a reduzir o padrão de vida ou dar o calote.

OAB defende independência do Supremo e pede explicação
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou por meio de nota que se for confirmado o teor das conversas mantidas entre Lula e o ministro Gilmar Mendes, o fato é de “extrema gravidade”, “devendo o ex-presidente dar explicações para este gesto”. Confira abaixo a declaração de Ophir divulgada pela OAB.

Levantamento do TCU confirma avisos do partido sobre mau desempenho do PAC
Os dados levantados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) confirmam alertas feitos pelo PSDB: a lentidão do empreendimento e o baixo investimento. A avaliação foi feita pelos deputados Walter Feldman (SP) e Raimundo Gomes de Matos (CE) nesta segunda-feira (28).

População é prejudicada com a perda de espaço dos remédios genéricos, criticam parlamentares
A população mais pobre está tendo dificuldades em ter acesso aos medicamentos genéricos porque o governo petista não se preocupada com a saúde pública. A avaliação é dos deputados João Campos (GO) e Leonardo Vilela (GO) sobre a perda de espaço dos genéricos no mercado com o loteamento político da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a falta de campanhas governamentais.


Rogério Marinho: estados e municípios mantêm "relação servil" com Executivo federal
O deputado Rogério Marinho (RN) afirmou que o governo federal conduz, de maneira inadequada, sua relação com os estados e municípios. Para o parlamentar, estes entes federados são tratados de forma “servil” pelo administração federal. “O governo tem criado seguidas contribuições que, de acordo com a Constituição, não são divididos com estados e municípios", disse.

PSDB e ITV promovem nesta terça-feira debate sobre exploração do pré-sal
Atuando em parceria, o PSDB e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) promovem terça-feira (29) debate sobre o tema “O pré-sal e as incertezas que deixam o Brasil para trás”. O evento, que ocorrerá em Brasília, terá como palestrante o economista Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura e Doutor em economia industrial pela Universidade Paris.

Artigo: “Menestrel das Alagoas”: o arauto da democracia, por Tasso Jereissati
O mais querido político brasileiro de sua época, Teotônio Vilela, o “Menestrel das Alagoas”, faria 95 anos nesta segunda-feira, 28 de maio. Jornalista, cronista, ensaísta, empresário, político, poeta, o velho Teotônio foi uma figura múltipla. Dono de uma visão à frente do seu tempo e de uma disposição incansável, lutou contra o arbítrio e a injustiça em pleno período da Ditadura Militar.

Direto do Twitter, com os deputados Duarte Nogueira (SP), Otavio Leite (RJ), Mara Gabrilli (SP) e Walter Feldman (SP)
Direto do Plenário, com os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Domingos Sávio (MG)
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete