23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Parlamentares rechaçam desvio de foco e lentidão na CPI do Cachoeira

2012-05-16 08:15:00

Os deputados do PSDB integrantes da CPI Mista do Cachoeira criticaram nesta terça-feira (15) o desvio de foco nos trabalhos do colegiado. Os tucanos acreditam que muito tempo está sendo perdido com discussões supérfluas, como a suposta negligência do Ministério Público em relação às investigações da Polícia Federal.

Plenário aprova alteração de limites em parques nacionais e tipificação de crimes na internet

Sob críticas do PSDB, o plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória 558/12, que altera os limites de sete parques nacionais nas regiões Norte e Centro-Oeste. As mudanças têm o objetivo de favorecer os projetos hidrelétricos das usinas de Jirau e de Santo Antônio, que inundarão partes das reservas ambientais. Os parlamentares criticaram a banalização das MPs na Casa.


Bruno Araújo anuncia obstrução como forma de protesto à ampliação de RDC para obras do PAC

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), voltou a criticar a intenção do governo de ampliar o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), escolas, creches, quadras esportivas e postos de saúde, nesta terça-feira (15). O relator da MP 556/11, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), confirmou hoje que vai propor, a pedido do Planalto, a mudança.

Prefeitos criticam desequilíbrio federativo e vaiam Dilma em marcha em defesa dos municípios
A passagem pela XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios não vai deixar boas lembranças à presidente Dilma. Durante discurso, a petista se irritou quando cobrada a se manifestar sobre a distribuição dos royalties do petróleo. Ela abandonou o texto e afirmou: “Vocês não vão gostar do que eu vou dizer. Não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para frente”.


Wandenkolk Gonçalves destaca recursos naturais do Pará e cobra mais atenção para a região
Apesar da infinidade de produtos e recursos naturais gerados pelo Pará, o estado não recebe contrapartida suficiente do governo federal. Em discurso nesta terça-feira (15), o deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) afirmou que a abundância de recursos do estado ainda não se traduziu em desenvolvimento. “As máquinas e as empresas chegam, levam toda a riqueza, sem deixar nada mais do que buracos e pobreza."

Para William Dib, nova regra da poupança limita ganho de usuários da caderneta
Para o deputado William Dib (SP), a alteração nas regras de rendimento da poupança proposta pelo governo visa limitar o ganho dos usuários da caderneta e garantir os elevados ganhos dos bancos, que continuarão cobrando as mesmas taxas em financiamentos habitacionais. A medida mexe na rentabilidade da poupança, de 6% ao ano, que vigorava desde 1861.

Comissão vota requerimento do PSDB sobre venda da Delta
Está na pauta de amanhã da CFFC (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle) da Câmara dois requerimentos relacionados à venda da construtora Delta para a J&F, holding da JBS, que tem o BNDES como sócio. A reunião da comissão será às 9h, no plenário 9. Um deles, assinado pelo deputado Fernando Francischini (PR), propõe a realização de audiência com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Deputados condenam intromissão do Estado no controle social da imprensa
Os deputados Eduardo Azeredo (MG) e Antonio Carlos Mendes Thame (SP) condenaram, nesta terça-feira (15), a tentativa de intromissão do Estado no controle social da imprensa. Durante a Conferência Legislativa sobre a Liberdade de Expressão, os parlamentares defenderam que a função do Estado é fiscalizar e proteger o cidadão, não devendo se intrometer em outros setores.


Para tucanos, ação do PT contra reformulação visual no governo paulista é inoportuna e incoerente
O partido que aceitou passivamente a “decoração” dos jardins do Alvorada com uma estrela formada por flores vermelhas no governo Lula quer processar o Governo de São Paulo por alterações na identidade visual de peças publicitárias institucionais e de redes sociais. A ação será apresentada pela bancada do PT na Assembleia Legislativa sob a alegação de que as cores amarela e azul remetem ao PSDB.

Nogueira quer medidas para assegurar melhoria nos serviços de telefonia e internet
Durante audiência pública sobre a deficiência na prestação dos serviços de telefonia e o não cumprimento das normas do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), o deputado Duarte Nogueira (SP) cobrou da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) medidas urgentes para melhorar os serviços no setor. Cobrança indevida e cancelamento no serviço são as maiores reclamações dos consumidores.

Petista divulga creches como prioridade, mas unidades não saem do papel
A promessa era construir 6 mil creches. A ousada proposta da então candidata do PT à Presidência em 2010 se tornou programa de governo quando Dilma Rousseff chegou ao Planalto. No entanto, passados 17 meses do início do mandato, a petista não inaugurou nenhuma das unidades prometidas desde a posse. A informação é do próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Estatísticas de violência contra mulheres comprovam desempenho insuficiente de ministério
O Brasil é, atualmente, o sétimo país do mundo onde mais se matam pessoas do sexo feminino, destaca a Carta de Mobilização Política desta terça-feira (15). “O governo petista tem um ministério cuja principal ação orçamentária é prevenir e enfrentar a violência contra mulheres. Mas seus resultados em nove anos de existência são decepcionantes”, lamenta o documento editado pelo órgão de estudos políticos do PSDB.

Direto do Twitter, com os deputados Otavio Leite (RJ), Vanderlei Macris (SP), Fernando Francischini (PR), Bonifácio de Andrada (MG) e César Colnago (ES)
Direto do Plenário, com os deputados Bruno Araújo (PE) e Eduardo Azeredo (MG)
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete