22.6 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Dilma abandona promessas de campanha e amarga crise na base aliada

2012-04-03 10:45:00

Com apenas um ano e três meses de governo, Dilma Rousseff amargou uma precoce crise política com sua base aliada na Câmara e no Senado. Capitaneada pelo PMDB, principal aliado do PT na atual gestão, a tensão provocou a paralisia nas votações de propostas importantes no Congresso. A pauta só andou quando a petista viajou para bem longe do país. Leia mais
• Tucanos apontam incompetência como principal motivo para atraso generalizado em obras do PAC
Os deputados Nilson Leitão (MT) e Raimundo Gomes de Matos (CE) afirmaram nesta segunda-feira (2) que o país tem sido prejudicado pela morosidade e incompetência gerencial do governo federal. Os parlamentares apontaram as bilionárias obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como exemplos do descaso.

• Mendes Thame: após demora, nome que melhor caracteriza o programa é “Devagar Quase Parando”
Depois de seguidos atrasos, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderia mudar de nome: DQP (Devagar Quase Parando). A sugestão é do líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), que criticou a demora na entrega de diversas construções. O tucano destacou denúncia de “O Globo” sobre as principais obras do PAC, carro-chefe do governo federal, que têm atrasos de até quatro anos.
• Mera peça de propaganda, projeto é candidato a maior fiasco da história do país
Em sua Carta de Formulação e Mobilização Política desta segunda-feira (2), o Instituto Teotônio Vilela é bem claro: o PAC é candidato a maior fiasco da história do país. “Lançado e relançado sem que uma boa parte de suas ações tenha sequer saído do papel, vem se confirmando uma mera peça de propaganda", diz trecho do documento editado pelo órgão de estudos políticos do PSDB.

Para Jorginho Mello, é preciso aprimorar a competitividade das micro e pequenas empresas
Em pronunciamento no plenário, o deputado Jorginho Mello (SC) destacou a contribuição das micro e pequenas empresas ao país. Só em Santa Catarina, estado do tucano, 98% das companhias se enquadram nessa categoria. Segundo o parlamentar, 2011 foi um ano positivo para o segmento. A Câmara aprovou o projeto que reajustou em 50% a tabela do Supersimples para o microempreendedor individual
• Ministério Público investigará ministro da Fazenda sobre denúncias na Casa da Moeda
A Procuradoria da República no Distrito Federal informou nesta segunda-feira (2) a abertura de investigação para apurar se o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cometeu improbidade administrativa em relação a denúncias de suposto esquema de corrupção na Casa da Moeda. De acordo com informações do portal “G1″, os procuradores vão investigar se houve omissão do petista.

• Andreia Zito participa de Frente Parlamentar de Fortalecimento da Gestão Pública
Ao participar do debate sobre “Serviço Público – Qualificação e Desenvolvimento”, realizado no Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (2), a deputada Andreia Zito (RJ) anunciou que fará parte da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública, recém-criada na Câmara.

• Comissão aprova ações educativas contra uso de pele de animal em roupas
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta que prevê o incentivo do Poder Público a campanhas contra o uso de peles de animais em roupas. A medida está prevista no Projeto de Lei 689/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que foi aprovado na forma de substitutivo do relator, deputado Ricardo Tripoli (SP).

• Macris apoia mobilização do setor têxtil contra enfraquecimento da indústria brasileira
O deputado Vanderlei Macris (SP) participou na tarde desta segunda-feira (2) de um evento de mobilização de toda região do polo têxtil de SP para apoiar o “Grito de Alerta”, um movimento contra a desindustrialização no Brasil marcado para esta quarta-feira na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Representantes da associação comercial local e sindicalistas estiveram no encontro.

Artigo: "A maioria, a minoria e o impasse no Congresso"
A maioria da população não entende o papel e a importância do Congresso Nacional para a vida do país e da democracia brasileira. A avaliação das pessoas sobre a imagem do parlamento brasileiro é sempre muito ruim. Sucessivas pesquisas demonstram que 75% do eleitorado não lembra, um ano depois das eleições, sequer o nome do deputado em quem votou. Leia mais
• Direto do Twitter, com os deputados Nilson Leitão (MT), Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Vanderlei Macris (SP), Eduardo Gomes (TO) e William Dib (SP)
• Direto do Plenário, com os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Jorginho Mello (SC)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete