24.1 C
Amambai
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Tucanos querem explicações de autoridades sobre abandono das obras

2012-03-28 08:45:00

Após avaliarem de perto o cenário de abandono das obras de transposição do rio São Francisco no Ceará, deputados do PSDB voltam ao Congresso nesta semana para cobrarem esclarecimentos oficiais. Uma comitiva de parlamentares da oposição visitou o empreendimento na região de Mauriti (CE) na última sexta-feira (23) e encontrou uma realidade bem diferente da propagandeada pela gestão petista.

Em vídeos, deputados mostram deterioração de empreendimento e alertam para desperdício de recursos
Posicionados ao lado de uma obra nitidamente abandonada, os deputados Nilson Leitão (MT) e Vanderlei Macris (SP) mostraram como o descaso do governo federal está provocando a deterioração dos canais que deveriam levar água aos nordestinos. Apesar do orçamento bilionário, os vídeos feitos pelos tucanos mostram que ainda deve demorar bastante para esse trecho da transposição ficar pronto.

Durante visita, morador de área próxima à construção relata prejuízos
Em visita a trecho da transposição do rio São Francisco no Ceará, deputados do PSDB constataram a situação crítica da obra e o abandono da população local. O líder tucano na Câmara, Bruno Araújo (PE), entrevistou o morador José Almir de Almeida, que teve boa parte da terra desapropriada. Durante a conversa, José revelou como a paralisação do empreendimento prejudicou os habitantes.

Privilegiar prefeituras do PT com dinheiro público é desrespeitar o povo brasileiro, avaliam parlamentares

Para os deputados Domingos Sávio (MG) e Vaz de Lima (SP), o modelo adotado pelo governo Dilma de privilegiar prefeituras do PT na partilha de recursos federais – assim como fez Lula – mostra a intenção de ajudar a “companheirada”. Segundo reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, dos dez municípios que mais receberam verbas do governo federal desde janeiro de 2011, seis são administrados por petistas.

No governo Dilma, gestores que não são petistas ficam apenas com migalhas na distribuição de verbas
A execução orçamentária do ano passado e o planejamento do Orçamento Geral da União para este ano mostram como o PT distorce o uso dos recursos públicos. “Seja em termos de transferências às prefeituras, seja no reparte entre ministérios, aos petistas se reserva a parte do leão; ao resto, sobram migalhas”, critica o Instituto Teotônio Vilela em sua Carta de Mobilização Política desta segunda-feira (26).

A pedido do PSDB, Comissão de Ética solicita esclarecimentos de Pimentel sobre consultorias
Após representação do PSDB, a Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu pedir informações ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, sobre denúncias ligadas à atividade de consultoria. Para o presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), a medida é positiva, mas a apuração de denúncias não pode ficar restrita a Pimentel.

Kaefer considera insuficientes medidas tributárias propostas pelo Executivo federal a empresários
Empresário, o deputado Alfredo Kaefer (PR) considera insuficientes as medidas tributárias propostas pelo governo Dilma na reunião com líderes empresariais, como a redução da incidência de impostos sobre a folha de pagamento das empresas e aquelas que vem sendo adotadas topicamente para estimular a produção de alguns setores ou o consumo de bens duráveis.

 

Direto do Twitter, com os deputados Walter Feldman (SP), Raimundo Gomes de Matos (CE), Vaz de Lima (SP) e Nilson Leitão (MT)
Direto do Plenário, com os deputados Jutahy Junior (BA) e Walter Feldman (SP)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 10 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete