15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Comissão de deputados fará visita a trecho da transposição do São Francisco

2012-03-20 12:45:00

Uma comissão de deputados da oposição fará visita a um dos trechos das obras de transposição do São Francisco no município de Mauriti (CE), na próxima sexta-feira (23). A visita é a primeira que a oposição fará para fiscalizar obras e ações do governo. De acordo com o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), o objetivo é percorrer o país.

Baixo crescimento do PIB revela política equivocada e ausência de reformas na economia
O baixo crescimento do PIB brasileiro em 2011 é resultado da política econômica equivocada adotada pelo governo petista, de acordo com parlamentares do PSDB. Na avaliação dos tucanos, a combinação de alta taxa de juros, carga tributária elevada e baixo investimento levou o país a amargar o último lugar na América do Sul, com uma expansão de 2,7% do PIB no ano passado.

Sem enfrentar desafios estruturais, governo petista deixa Brasil de novo na lanterninha
Volta a se repetir entre nós um padrão que marcou boa parte da era Lula: crescemos, mas bem menos do que poderíamos. Na América do Sul, ficamos em último lugar no ranking de 2011. Como destaca a Carta de Formulação e Mobilização Política do Instituto Teotônio Vilela (ITV) desta segunda-feira (19), esta é uma tendência que já vem de longa data.


Para César Colnago, redução de incentivos às importações prejudicará finanças de diversos estados
O deputado César Colnago (ES) manifestou preocupação com a possível redução dos incentivos às importações concedida por alguns estados, como o Espírito Santo, por meio da redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo o tucano, a medida prejudicará a economia de diversos entes federados.

Em entrevista à Rede Vida, líder destaca atuação da bancada na Câmara
O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), foi o convidado do programa “Frente a Frente” da Rede Vida na última sexta-feira (16). O tucano debateu o cenário político atual, a agenda de votações em 2012 e a negociação de alianças para as eleições municipais. Fortalecer o partido como uma legenda não só de oposição, mas de posições definidas, é um dos objetivos dos parlamentares.

Tucanos exigem mecanismos de segurança para evitar vazamentos de petróleo
O vazamento de petróleo que afetou a Bacia de Campos na última semana comprova o despreparo do governo brasileiro para lidar com problemas dessa natureza. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (19) pelos deputados César Colnago (ES) e Marcus Pestana (MG). Quatro meses depois de um acidente que jogou ao mar 2.400 barris de óleo, um novo afloramento surgiu.

Andreia Zito solicita convocação de ministra para explicar aumento do número de terceirizados
A deputada Andreia Zito (RJ) protocolou dois requerimentos na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público para obter informações e definições, por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, quanto às nomeações de concursados e à realização de novos concursos públicos. Outra questão que preocupa a tucana é o aumento de terceirizados na administração federal.

Parlamentar pede investigação sobre fim do plano nacional de UPPs e cobra esclarecimentos
A deputada Andreia Zito (RJ) pediu oficialmente ao Ministério Público Federal que investigue o engavetamento do plano nacional de UPPs – promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff que previa a instalação de 2.883 unidades de polícia pacificadora no país. A tucana quer que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vá à Comissão de Segurança Pública dar explicações.

Projeto de lei obriga empresas de telefonia a comunicar término da franquia
O deputado Romero Rodrigues (PB) apresentou projeto de lei que obriga as operadoras de telefonia celular a informar aos assinantes o esgotamento da franquia contratada nos planos. O texto determina que a informação seja encaminhada de forma gratuita ao usuário imediatamente após o fim da franquia, na forma de mensagem instantânea de texto ou similar.

Proposta relatada por Rui Palmeira quer linguagem clara e acessível em contratos
Mudar a linguagem usada em contratos de produtos ou serviços e deixá-la mais clara e acessível é uma das propostas do Projeto de Lei 6.301/05, de relatoria do deputado Rui Palmeira (AL). Ele foi escolhido pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara para relatar a matéria, que busca aperfeiçoar o Código de Defesa do Consumidor.

PSDB ressalta trabalho de Ruy Pauletti em defesa da educação e do RS
Em nota, a Executiva Nacional do PSDB manifestou nesta segunda-feira (19) seu pesar pela morte do ex-deputado federal Ruy Pauletti, de 76 anos, vítima de uma parada cardíaca no último domingo. Professor, Pauletti tinha 76 anos, era casado e pai de três filhos. A Prefeitura de Caxias do Sul decretou luto oficial de três dias.

Kaefer propõe internação compulsória de usuários de drogas encontrados em situação de risco
O deputado Alfredo Kaefer (PR) apresentou projeto de lei (3450/2012) que permite ao poder público internar compulsoriamente usuários de drogas em situação de risco para tratamento médico especializado. Pessoas apreendidas nessas condições, sejam adultas ou menores de idade, deverão ser encaminhadas para locais onde possam se reabilitar, com os custos pagos pelo Estado.

Romero Rodrigues defende emissão gratuita de CPF para pessoas pobres
O deputado Romero Rodrigues (PB) apresentou projeto de lei (3440/2012) com o objetivo de fazer com que cidadãos reconhecidamente pobres não paguem pela inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A isenção valeria para a emissão da primeira e da segunda via do documento, bem como a alteração de dados e a regularização da situação cadastral.

Artigo: "Política, economia e o Brasil em 2012", por Marcus Pestana
Sempre foi questão central na ciência política a demarcação do grau de liberdade subjetiva que líderes, partidos e sociedade têm em relação às condições objetivas ditadas pela economia. Até que ponto carisma, astúcia, habilidade, sensibilidade, capacidade de liderar podem contraditar os sentimentos populares que brotam dos resultados concretos gerados pela economia no cotidiano da população?

Direto do Twitter, com os deputados Romero Rodrigues (PB), Andreia Zito (RJ), Fernando Francischini (PR) e Carlos Alberto Leréia (GO)
Direto do Plenário, com os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e César Colnago (ES)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete