21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dez partidos da capital selam compromisso com a sustentabilidade

2012-02-04 08:45:00

DEM, PHS, PMN, PP, PPS, PRB, PSC, PSDB, PSDC e PSL assinaram a carta compromisso da Plataforma Cidades Sustentáveis e, juntos, lançaram o Fórum Campo Grande Sustentável, convidando toda a sociedade civil da capital a participar ativamente do debate

Um encontro político histórico aconteceu na manhã desta sexta-feira (03), numa das salas de convenções do Hotel Jandaia, em Campo Grande. Mais de duzentas pessoas lotaram o auditório para assistir a união inédita de dez partidos em favor de uma única causa: a sustentabilidade. DEM, PHS, PMN, PP, PPS, PRB, PSC, PSDB, PSDC e PSL assinaram a carta compromisso da Plataforma Cidades Sustentáveis, programa fomentado pelo Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

A plataforma oferece aos partidos e pré-candidatos às eleições municipais uma agenda completa de sustentabilidade urbana combinada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos. São mais de trezentos indicadores gerais, associados a doze eixos principais, que irão pautar as discussões do “Fórum Campo Grande Sustentável”, lançado no ato da assinatura da carta compromisso, com a intenção de envolver ativamente toda a sociedade civil campo-grandense, bem como os demais partidos e lideranças que comungarem os ideais propostos, na construção da capital que todos queremos para o futuro. Uma agenda de debates deverá ser proposta nos próximos dias.

Maurício Broinizi Pereira, coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, veio à capital selar o acordo com os partidos, e destacou a necessidade e a urgência de se pensarem políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. Broinizi lembrou, por exemplo, que mais de 50% da água captada e tratada no Brasil é perdida no sistema de distribuição. “Os japoneses conseguiram reduzir a perda de água para apenas 3,1%. Este e outros casos exemplares estão disponíveis no ‘banco de boas práticas’ da plataforma, construída ao longo de cinco anos com participações coletivas”, declarou.

O deputado federal, presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, e pré-candidato pela sigla à prefeitura de Campo Grande, Reinaldo Azambuja, exaltou a iniciativa coletiva dos partidos que, para ele, revelam maturidade política. “É preciso que se discuta a cidade, e não o nome de pessoas. É preciso que se pense Campo Grande para os próximos anos. Hoje é um dia histórico em que dez partidos se uniram pela construção de uma cidade sustentável, moderna, eficiente e que cuide, ao mesmo tempo, das pessoas e do meio ambiente”, destacou o parlamentar, reiterando a importância da participação da população neste processo.

Pré-candidato à prefeitura da capital pelo DEM, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta sintetizou o conceito do Fórum em uma única frase. “Pensar nas próximas gerações, ao invés de pensar nas próximas eleições. É esta a proposta que vimos trazer hoje. Essa união não significa um bloco, um início de coligação; apenas mostra que aqui tem gente querendo fazer diferente”, salientou. Para o vereador Athayde Nery, também pré-candidato a prefeito da capital pelo PPS, esta articulação suprapartidária revela a “recuperação do verdadeiro papel dos partidos políticos, que é propor a discussão de ações que realmente tenham impacto positivo na vida da população e das gerações futuras”.

Pelo PP, assinou a carta compromisso seu presidente municipal e também pré-candidato à prefeitura da capital, Paulo Matos; Eliseu Amarilha, pelo PSDC; Wanderlei Macedo, pelo PHS; Wilson Joaquim, pelo PSC; o ex-vereador e pastor Reginaldo Pereira, pelo PRB; Alceu Bueno, pelo PSL; e a única representante mulher, Iara Costa, pelo PMN. Os deputados estaduais Dione Hashioka, Márcio Monteiro e Rinaldo Modesto, e os vereadores Professora Rose, Cristóvão Silveira e João Rocha estiveram presentes, manifestando seu apoio à causa.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete