26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

TRE cassa a diplomação e Ary Rigo deixa de ser suplente

2011-11-25 07:27:00

Um ano após ser o pivô do maior escândalo de corrupção em Mato Grosso do Sul, quando explicou em vídeo como funcionaria um suposto esquema de desvio de dinheiro público envolvendo o governador André Puccinelli (PMDB) e diversas outras autoridades, o ex-deputado Ary Rigo foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) e perdeu o cargo de suplente.

A decisão foi tomada a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Rigo foi condenado por realizar saques irregulares de dinheiro da conta específica de campanha. Após o escândalo da Operação Uragano el efoi execrado pelos correligionários e perdeu a reeleição após seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)

A informação é do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul. Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul, Rigo, que era suplente de deputado estadual, teve o diploma cassado por unanimidade. As investigações apontam, segundo a PRE, que o então candidato não conseguiu comprovou o destino de R$ 27,4 mil.

A legislação eleitoral impõe que os gastos eleitorais sejam feitos por cheque nominal ou transferência bancária durante as campanhas. O ex-deputado Ary Rigo explicou no processo que, mesmo sacando o dinheiro sem essas formalidades, teria utilizado os valores para pagar cabos eleitorais. Ao tentar provar a justificativa, acabou juntando documentos que indicaram a utilização de recursos de terceiros para financiamento de sua campanha, o que não também não é permitido.

SEM VOLTA

Com a decisão, à qual cabe recurso, eliminam-se as chances de Ary Rigo voltar para a Assembleia Legislativa. A expectativa do retorno aumentou com a proximidade das eleições municipais do próximo ano e a tendência de parlamentares eleitos disputarem prefeituras nos municípios de origem.

Logo após o vazamento do vídeo com as explicações de Rigo sobre como dinheiro público seria dividido entre autoridades sul-mato-grossenses, o então deputado e candidato à reeleição desmentiu as declarações e chegou a ser processado por companheiros que citou. Prosseguem investigações sobre o episódio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete