32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Monteiro participa da Audiência Publica sobre Resíduos Sólidos

2011-09-13 20:18:00

Na manhã desta terça-feira (13), o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Marcio Monteiro (PSDB) participou, ao lado do governador André Puccinelli (PMDB), da solenidade de abertura da 1ª Audiência Publica do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Região Centro Oeste, no centro de convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, na Capital.

O Plano prevê diretrizes e metas para o aproveitamento energético, eliminação e recuperação de lixões, redução, reutilização e reciclagem, entre outros temas.

O Ministério do Meio Ambiente, que coordena a ação, abriu ampla articulação entre a União, estados e municípios, o setor produtivo e a sociedade civil na busca de soluções para os graves problemas causados pelos resíduos, que vem comprometendo a vida dos brasileiros.

O Plano apresenta conceitos e propostas que reflete a interface entre diversos setores da economia compatibilizando crescimento econômico, preservação ambiental com desenvolvimento sustentável e inclusão social.

“Os poderes públicos municipais estão achatados nos recursos pelas atribuições que lhes compete. Eu que sou municipalista, já fui prefeito e conheço bem esta realidade, mas não podemos esquecer da conscientização da população que deve também ser responsabilizada pela produção do lixo”, comentou.

Segundo ele, é necessário ações urgentes para que os municípios possam dar a destinação dos resíduos sólidos e, ao mesmo tempo, conscientizar a população pelo consumo correto.

O evento é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac); do Meio Ambiente, Planejamento e da Ciência e Tecnologia (Semac) com o apoio de diversos parceiros.

Estavam presentes ao evento a vice-governadora Simone Tebet (PMDB), os deputados estaduais Junior Mochi (PMDB), Felipe Orro (PDT ), o presidente do Conselho estadual das Cidades e secretario de habitação, Carlos Marun, e demais pessoas ligadas ao setor.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete