27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aumento de vereadores favorece a população, diz Coconho

2011-08-27 08:01:00

Vilson Nascimento

Ao contrário do que pregam algumas pessoas e parte da imprensa, tecendo diversas críticas, o aumento do número de vereadores em vários municípios, inclusive em Amambai, só irá trazer benefícios para a população. Pelo menos esse é o ponto de vista do atual presidente da Câmara Municipal local, vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR).

Segundo o presidente serão mais representantes da população trabalhando pela sociedade, o que vai garantir mais força na hora das cobranças ao Poder Executivo Municipal, as autoridades estaduais e federais e também garantirá maior acessibilidade da própria população aos seus representantes na Câmara Municipal.

Em relação ao fator que mais se critica, o suposto aumento de gastos, Coconho explica que essa é uma idéia errada, já que por conta do aumento de cadeiras nos legislativos municipais, no caso de Amambai vai passar de 9 para 13 vereadores na legislatura que vem, não vai aumentar repasses do Poder Executivo para o Poder Legislativo, pelo contrário, o que ouve foi a redução de 8 para 7% da receita.

“O aumento do número de vereadores não vai alterar repasses. O repasse mensal de 7% do orçamento constitucional para a manutenção do Poder Legislativo Municipal será mantido em 7%. O que vai ter que mudar é a forma da mesa diretora administrar. Terá mais vereadores, terá mais despesas com folha de pagamento. Por conta disso o presidente terá que manter rédeas curtas nos gastos e saber administrar os recursos para não extrapolar”, ressalta Coconho.

Salários defasados

Além de 4 vereadores a mais incluídos na folha para pagar, o presidente da Câmara Municipal de Amambai a partir da legislatura de 2013 deverá ter mais um gasto extra, que é a adequação salarial dos parlamentares.

Pela legislação em vigor no País o vereador poderá ganhar até 30% do salário de um deputado estadual.

No início deste ano os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul elevaram seus salários. Se adequado como manda a legislação, o salário do vereador em Amambai deveria estar beirando os R$ 6 mil reais ao mês, más atualmente gira em torno de R$ 3 mil reais, quase 50% a menos.

Na região a única Câmara Municipal que adequou os salários dos vereadores aos salários elevados dos depurados estaduais foi a Câmara Municipal de Naviraí.

Lá o salário do vereador gira em torno dos 6 mil reais. Em Amambai a tendência é que essa reposição seja aplicada a partir da legislatura que vem, que começa no dia 1 de janeiro de 2013.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete