13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Partidos de MS articulam vinda de Lula, e autoridades para estado

2011-08-04 14:15:00

De olho nas disputas municipais de 2012, os principais partidos políticos de Mato Grosso do Sul preparam congressos e querem trazer para cá lideranças nacionais para orientá-los de que maneira devem montar suas estratégias para a disputa eleitoral de 2012.

Entre as celebridades políticas devem aparecer por aqui o ex-presidente Lula, o vice-presidente Michel Temer, o ministro do Trabalho Carlos Lupi, o senador Aécio Neves e também o governador do Pernambuco, Eduardo Campos.

No dia 19 deste mês, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) participa em Campo Grande de um congresso promovido pelo PDT. A ideia da visita, segundo o pedetista Paulo Pedra, vereador em Campo Grande, é debater com o ministro a atual situação política da legenda.

Hoje o PDT é parceiro do PT, mas a sigla programa o lançamento de candidaturas próprias nas principais cidades do Estado.

Levada adiante essa proposta, o partido poderia romper a aliança com os petistas, ao menos na Capital. É intenção dos pedetistas em lançar o ex-deputado federal Dagoberto Nogueira. Pedra, contudo, não descarta a hipótese de PDT-PT reeditarem a dobradinha do ano passado, quando as siglas disputaram o governo lado a lado.

Já o PT tenta trazer o ex-presidente Lula. O deputado estadual Paulo Duarte disse que a missão de convencer Lula a vir em Campo Grande tem sido tocada pelo deputado federal Wander Loubet e o senador Delcídio do Amaral.

Os parlamentares petistas disseram que enfrentam dificuldades em dialogar com Lula, que virou palestrante desde que deixou o Palácio do Planalto. Lula discursa para empresários até nos EUA hoje em dia.

Contudo, Wander e Delcídio, segundo Duarte, se empenham para trazer Lula até dezembro deste ano. E, na conversa, o ex-presidente, amigo antigo de Zeca do PT, vai discutir com os petistas regionais a estratégia eleitoral para 2012.

Troca de favor

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), interessado na disputa presidencial em 2014, deve vir a Campo Grande ainda neste agosto. Ele foi convidado pelo presidente regional da legenda, o deputado federal Reinaldo Azambuja.

O parlamentar sul-mato-grossense disse que Aécio traz apoio político aos tucanos daqui e, em troca, Azambuja promete fazer campanha pelo nome do senador mineiro. Em pesquisa recente, o nome do ex-governador de SP, José Serra, aparece como o preferido entre os tucanos.

A ideia é reveter o quadro, e convencer os tucanos a apoiarem a pré-candidatura de Aécio.

O governador de Pernambuco, presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, vem ao Estado na primeira semana de setembro. O partido passa por uma reformulação, tanto que o prefeito de Dourados, segundo maior município de MS, Murilo Zauith, ex-DEM, assumiu a presidência do partido prometendo “reorganizar” a sigla.

O vice-presidente Michel Temer, do PMDB, também em agosto participa de uma reunião com as principais lideranças do partido. O evento acontece em Dourados.

O partido vai discutir se na disputa por prefeituras enfrenta a eleição com chapa pura ou se alia a outras siglas.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete