21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mara Caseiro defende unificação das eleições e mandato de seis anos

2011-06-20 19:35:00

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) defende a unificação das eleições municipais, estaduais e de âmbito federal como um dos pontos principais a ser aprovado na Reforma Política, em discussão no Congresso Nacional.

 


Mara também vê a reeleição como um processo pernicioso ao sistema político-eleitoral Brasileiro e defende um mandato único de seis anos como forma de resolver a questão.

 


“Acho uma hipocrisia falar em Reforma Política sem discutir como ponto principal a unificação das eleições no Brasil”, disse a parlamentar, que participou na última quinta-feira (16) da Conferência Regional de Reforma Política, no plenário da Assembleia Legislativa.

 


A Conferência trouxe à Capital deputados federais que fazem parte da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara, como Edinho Araújo (PMDB-SP), Alceu Moreira (PMDB-RS), Vicente Cândido (PT-SP), Danilo Forte (PMDB-CE), Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) e Delegado Protógenes (PCdoB-SP).

 


Diversos temas foram abordados durante os debates, entre eles o voto facultativo, reeleição, candidatura avulsa, filiação partidária e suplência de senador.

 


Para Mara Caseiro, a unificação das eleições é uma boa opção, já reduziria custos e faria o País deixar de “parar de dois em dois anos”.

 


“Em ano eleitoral, praticamente nada acontece, fica tudo parado”, observou.

 


Sobre a questão da reeleição, a deputada, que já foi prefeita por dois mandatos, acha o processo desgastante e defende mandato único de seis anos. Para ela, este tempo é “suficiente para iniciar e concluir projetos administrativos”.

 


Maior polêmica

 


A polêmica maior da Reforma Política que tramita no Congresso Nacional, segundo o deputado federal Edinho Araújo, primeiro vice-presidente da Comissão Especial da Câmara, fica por conta do financiamento público de campanha, do voto em lista fechada e o fim das coligações.

 


No caso do financiamento público, as empresas privadas não poderiam participar. “Já realizamos 11 audiências como esta em todo o país, e esses foram os assuntos mais discutidos”, afirmou o parlamentar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete