24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Maior problema do País é ter pobreza crônica

2011-06-02 15:48:00

Em meio às denúncias de enriquecimento ilícito do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, a presidente Dilma Rousseff disse hoje que a crise mais permanente é a pobreza. "Se somos capazes de dar atenção a problemas e crises, não podemos esquecer da crise mais permanente, do problema maior e mais angustiante, que é termos a pobreza crônica instalada no País", afirmou.

Ela fez a declaração no discurso lido na solenidade de lançamento do Plano Brasil sem Miséria, no Palácio do Planalto. Palocci participou do evento, mas não fez discurso nem deu entrevista. Já Dilma, em sua fala, citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva duas vezes e ressaltou o empenho do atual governo para tirar da pobreza extrema 16,2 milhões de pessoas.

Foi no momento em que falava desse combate à miséria, na solenidade em que as atenções estavam voltadas para Palocci, que a presidente frisou que os desafios não a imobilizam e não a tornam uma refém. "Sempre foram eles (desafios) que me fizeram avançar na vida e nenhum de nós pode se tornar refém do medo e da timidez", afirmou. "Somos reféns de nossos sonhos e de nossos compromissos com o Brasil. Por isso, tenho certeza que vamos juntos vencer estes desafios."

Dilma ressaltou que o governo conta com a participação de governadores, prefeitos e da iniciativa privada para garantir os resultados que espera do plano. "Não aceitamos fatalismo de que a miséria existe em toda sociedade. Isso não é realismo, é cinismo", disse.

Outras ações

A presidente Dilma Rousseff disse que o Plano Brasil sem Miséria complementa outras ações de governo para o desenvolvimento do País. Ela citou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Minha Casa Minha Vida, medidas de combate à inflação e o aumento da oferta de emprego.

Dilma ressaltou que a política econômica do atual governo dá sustentação e é sustentada por uma política de combate à miséria. Ela afirmou que, na presidência, está aperfeiçoando um modelo de desenvolvimento que ajudou a construir na época em que foi ministra do governo Lula. A presidente disse que esse modelo mostra um compromisso "profundo" do governo com os mais pobres e com a classe média. Ela avaliou ainda que o combate à pobreza é um passo importante, mas não o único para o desenvolvimento do País.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete