14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

ex-prefeito de Corumbá e a filha são investigados por suposta fraude em Campinas (SP)

2011-04-29 13:48:00

O ex-diretor do Departamento de Urbanismo da cidade de Campinas (SP), Ricardo Candia, que já foi prefeito de Corumbá (MS) é investigado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) por suposto envolvimento em fraudes em contratos de licitações da Senasa, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento, empresa daquele município.

Além disso, segundo reportagem exibida nesta sexta-feira pela EPTVCampinas diz que Rafaela Costa Candia, filha de Candia, é dona de terrenos onde a prefeitura da cidade autorizou a instalação de torres de telefonia celular. Ricardo Candia está na lista de pessoas convocadas a prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre contratos suspeitos mantidos entre a Sanasa e empresas que estão sob investigação por supostas fraudes em licitações.

Denúncias

Uma das torres instaladas em áreas de propriedade de Rafaela Costa Candia, desde o ano passado, fica na rua Restinga, sem número, no Jardim das Andorinhas, em Campinas.

Na Junta Comercial do Estado de São Paulo, a EPTV confirmou que um dos sócios da CD Empreendimentos Imobiliários é Rafaela Costa Candia, filha do ex-diretor de urbanismo da prefeitura de Campinas.

De acordo com a denúncia recebida, outros terrenos, em várias áreas da cidade, estariam na mesma situação. Um dos documentos encaminhados à emissora comprova que o terreno na rua Restinga também pertence à Deneno e Deneno Ltda além de RP Corporações Ltda. Rafaela é sócia de duas dessas empresas. No caso da RP Corporações Ltda, até setembro de 2008, o pai dela, Ricardo Candia, consta como sócio.

Como as mesmas empresas são investigadas pelo MP por suspostas irregularidades em contratos com a Sanasa, todo os documentos recebidos pela EPTV foram encaminhados aos promotores na tarde desta terça-feira (19). O promotor José Tadeu Baglio disse que todas informações serão analisadas com a maior rigor e considerou a denúncia de grande valia para a investigação em curso no MP.

A EPTV entrou em contato por telefone com o coordenador de Comunicação da prefeitura de Campinas, Francisco de Lagos, que informou que Ricardo Candia ficou poucos meses na administração municipal. Ele explicou ainda que parte desse tempo como diretor de Urbanismo e outra parte como assessor da secretaria de planejamento.

De acordo com Lagos, Candia deixou a administração para cuidar de interesses particulares. Em relação aos contratos mostrados na reportagem, o coordenador de comunicação disse que não vai se manifestar porque não conhece os documentos e que Ricardo Candia não tem mais ligação com a prefeitura. Lagos acrescentou que não existe nada ilegal no fato de um integrante do governo alugar os terrenos de propriedade dele para particulares.

A EPTV entrou em contato por telefone com Rafaela Costa Candia, que preferiu não se pronunciar sobre o caso.

Outras denúncias

Ricardo Candia fez parte da equipe do prefeito Hélio de Oliveira Santos, desde o início da administração. Antes foi prefeito de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. E no fim de 2009, perdeu direitos políticos por cinco anos por ter lesado cofres públicos em contrato para construção de redes de distribuição de energia elétrica rural.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete