22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Eleitor douradense tem até dia 7 para justificar voto

2011-04-02 08:48:00

Até ontem, menos de 2% dos 23.670 eleitores de Mato Grosso do Sul que não votaram nas três últimas eleições procuraram os cartórios para se regularizar. O prazo vai até dia 14 deste mês, caso contrário, ele poderá ter o documento cancelado.

Em Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado, além dos eleitores que não votaram nas três últimas eleições e que tem prazo para se regularizar até dia 14, também devem justificar até dia 7 os eleitores que não votaram na eleição suplementar realizada no dia 6 de fevereiro e que elegeu prefeito Murilo Zauith.

Em Dourados houve uma abstenção de 38.146 eleitores nas urnas, representando 27,39%. Neste último caso, o eleitor terá problema e futuramente também poderá ter o título cancelado

No entanto, quem não votou nas três últimas eleições e não pretende se regularizar até dia 14 poderá ter titulo cancelado após essa data. Em Dourados menos de 2 mil eleitores estão nesta situação. De acordo com a chefe do Cartório da 43ª Zona Eleitoral, Milca Pereira, a maior procura é daqueles que não votaram nas eleições suplementares.

Para justificar o eleitor deve comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento oficial que comprove sua identidade, o título eleitoral e os comprovantes de eventuais votações, de justificativas, de pagamento ou de dispensa e recolhimento de multa.

Aquele que tiver o título cancelado fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, além de dificultar a investidura ou nomeação em concurso público e na obtenção da certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

CAMPANHA
A partir da próxima quarta-feira (9) a Justiça Eleitoral veicula para todo país campanha para incentivar os eleitores faltosos a justificar sua ausência às urnas.

No início de fevereiro um levantamento mostrou que 1.451.752 eleitores haviam faltado às três últimas eleições e, por isso, precisavam comparecer ao cartório eleitoral para regularizar o documento. Até o momento, 21.082 pessoas já regularizaram a situação junto aos cartórios eleitorais de todo o Brasil.

Os maiores colégios eleitorais do país registraram também o maior número de justificativas. O estado que mais atendeu eleitores nesse sentido foi Minas Gerais, com 4.552 até o momento. Mas outros 121.994 ainda precisam se apresentar somente naquele estado. Em São Paulo foram 4.117 regularizações; na Bahia 2.067; e no Rio de Janeiro 1.222.

Na página do Tribunal Superior Eleitoral na internet www.tse.gov.br (opção “Serviços ao Eleitor”) é possível fazer uma consulta para verificar se o documento está sujeito ao cancelamento.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete