31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministro da Agricultura Wagner Rossi recebe Bancada do MS

2011-03-16 11:35:00

A Bancada Federal de Mato Grosso do Sul foi recebida na manhã de hoje pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA. Como já havia citado ontem pelo Secretário Executivo do ministério, Milton Elias, em audiência com o Deputado Marçal Filho, o Ministro Wagner Rossi, anunciou a assinatura, ainda hoje, da Instrução Normativa que vai estabelecer as regras de transição para a Zona de Alta Vigilância Sanitária do Estado. Além disso, o ministro acolheu as reivindicações da Bancada que pautaram os impactos negativos na economia agrícola e pecuária do Estado devido às chuvas recentes, que duraram doze dias consecutivos.

Outra medida pleiteada pela Bancada é a de gestão do ministério junto ao Conselho Monetário Nacional no sentido de viabilizar a publicação de Resolução “excepcionalizando” os critérios para acesso às linhas de créditos para os agricultores prejudicados pelas chuvas. Vários municípios já decretaram estado de emergência, o número deve passar de 20.

O ministro reforçou que além da área de agricultura é preciso que os outros nichos impactados pelas perdas também sejam acionados de forma a montar uma pauta de medidas no estado que deverão ser tratadas como emergenciais.

Na ocasião o ministro também apontou que a pasta vem trabalhando na elaboração de dois programas especiais que garantirão ao pecuarista um sistema de financiamento para a atividade, equivalente ao sistema hoje existente para a área agrícola. Um deles garantirá, segundo o ministro, ações para melhoria ou recuperação de pastagens o outro vai atender à necessidade de retenção da matança de matrizes com políticas públicas para recuperação do berçário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete