15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Petistas querem advertência aos militantantes que apoiaram Murilo

2011-02-07 20:35:00

As eleições acabaram em Dourados, mas, a ira do grupo de petistas que não queria a aliança do partido com o DEM não cessou. Agora circula pela internet um abaixo assinado virtual que pede assinaturas de filiados e apoiadores para que a Direção Nacional do PT dê uma advertência aos militantes que apoiaram a coalizão. (Veja o texto no final da matéria).

O grupo descontente perdeu no voto para o grupo da união, mas, nem isso parece ter sido suficiente para acalmar os ânimos no partido. “O Encontro do PT transcorreu num clima nada amistoso, desencadeado por medidas antidemocráticas por parte da executiva e presidência do Diretório (…) O grupo defensor do DEM manipulou o encontro, estabeleceu o voto aberto e nominal, coagiu muitos delegados a seguirem suas ordens e aprovarem a tal coligação (…)”, argumenta o grupo.

Até a tarde da última sexta-feira, havia 46 assinaturas no documento. Entre elas, algumas se destacam, como de Ilton Ribeiro (ex-secretário no Governo PT em Dourados), Ronaldo Ferreira Ramos (Comitê de Defesa Popular), Enio Ribeiro de Oliveira (superintendente no Governo PT em Dourados), Ceres Moraes (Assessoria da Administração Superior da UFGD), Sidnei Azevedo de Souza (Pró-reitoria de Ensino e Graduação da UFGD) e Damião Duque de Farias (Reitor da UFGD).

Assinaram também Elias Ishy de Mattos (vereador), Elizeu Rodriguez Cristaldo (Presidente da Colônia Paraguaia e lotado no gabinete do vereador Elias Ishy), Elecir Ribeiro Arce (professor e militante histórico), além de Natal Gabriel Ortega (ex-presidente do PT local).

No dia 10 de fevereiro está prevista a primeira reunião ordinária da Executiva Nacional do partido e a intenção do grupo e levar o abaixo assinado. O PT tem mais de 2 mil filiados na cidade. Confira abaixo o manifesto na íntegra e o nome de quem já o havia assinado até a tarde da última sexta-feira.

“MANIFESTO DE REPÚDIO À COLIGAÇÃO DO PT COM O DEM NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS

Em respeito à história do Partido dos Trabalhadores – PT, construída em mais de trinta anos de luta incansável de sua militância, manifestamos nosso mais veemente repudio com a decisão tomada no encontro do partido no último dia 30 de dezembro/2010, qual seja, fazer aliança com o DEM. A inusitada decisão foi capitaneada por um grupo do partido, para participar da eleição extemporânea para prefeito de Dourados (MS) marcada para o dia 6 de fevereiro de 2011.

Desrespeitando a militância e a história do PT e em desacordo com resolução do 4º Congresso Nacional do PT sobre Tática e Política de Alianças, que não autoriza a aliança com os Democratas, “caciques” políticos, fazendo valer seus interesses e vontades individuais, empurraram o PT para uma coligação esdrúxula com o DEM, legenda conhecida nacionalmente por suas posições ultraconservadoras, pelos escândalos cometidos no governo de Brasília e pela oposição ferrenha durante os 8 anos do governo de Lula e agora no governo de Dilma.

A famigerada coligação do PT com o DEM, além de macular nossa história de luta, deixou boa parte da militância atônita e surpresa. A perplexidade é ainda maior quando observa petistas tidos, até então, como referências, como o ex prefeito e deputado estadual Laerte Tetila, o vereador Dirceu Longhi, a segunda suplente de senadora Zonir Tetila, a professora Dinaci Ranzi e o ex deputado federal João Grandão, dentre outros, curvados às ordens expressas do DEM. A pergunta mais freqüente entre os militantes é por que esse grupo preferiu a coligação com o maior adversário, a enfrentar a eleição com candidatura própria?

Essas lideranças com objetivos não explicitados ao conjunto da militância, a não ser a barganha de cargos em um possível governo, envergonha o nosso Partido com a aliança com o DEM, contrariando a nossa história e a nossa missão política junto à população brasileira.

O PT de Dourados, ao longo de sua história, disputou sistematicamente as eleições municipais na cidade com candidatura própria. Agora, nas eleições para esse mandato tampão, apresentamos os companheiros Elias Ishy e Ricardo Demamann para concorrer ao pleito como candidatos a prefeito e vice. A apresentação de candidatura desmontou o discurso de certas lideranças que alardeavam que o PT não tinha candidato. E assim marcou-se o Encontro do partido.

O Encontro do PT transcorreu num clima nada amistoso, desencadeado por medidas antidemocráticas por parte da executiva e presidência do Diretório ao proibir que militantes, não delegados, ingressassem no recinto da Câmara Municipal onde ocorreria o evento. Essa medida é reveladora da insegurança e da falta de argumentos convincentes, daí coibir o debate. Pior ainda estava por vir, a forma como foram conduzidos os trabalhos. O grupo defensor do DEM manipulou o encontro, estabeleceu o voto aberto e nominal, coagiu muitos delegados a seguirem suas ordens e aprovarem a tal coligação. Dessa forma, mais um valor fundamental do Partido, a democracia interna, o debate, era menosprezado.

O momento é oportuno para algumas considerações. Ouviu-se em Dourados, de lideranças já mencionadas, que o que vale é ser pragmático, que não há mais ideologias. Nessa linha de raciocínio, defendiam que algumas secretarias negociadas seriam importantes para reerguer o Partido. A esse argumento surpreendente, cabe a pergunta: sob o comando do DEM? Convém lembrar que de 2001 a 2008, portanto em período recentíssimo, o comando da Prefeitura de Dourados esteve nas mãos do PT. Outra pérola é que os movimentos sociais estão estagnados e nunca realizaram nada em Dourados. É o abandono das bases sociais que sempre estiveram e ajudaram a construir o nosso partido. Lamentável!

Esse quadro, ainda que sumário, estaria incompleto se deixássemos de fazer uma referência a adversários históricos: lideranças de partidos da direita (desculpem-nos, não há mais ideologia), com forte presença no Mato Grosso do Sul, fazem discursos propondo varrer o PT no Estado. Sem dúvida, fica evidente que além de derrotar o partido em pleitos eleitorais, outra estratégia desses partidos é a da cooptação, como no caso presente, para dividir e descaracterizar o PT.

As referidas considerações devem ser objeto de reflexão e de alerta, particularmente em nosso Estado, pois há indícios de que práticas semelhantes podem ocorrer em outros diretórios do partido, por ocasião das próximas eleições municipais em 2012.

Por fim, sabemos que no jogo político na sociedade em que vivemos ninguém governa sozinho. Há a necessidade de Alianças. As mesmas, no entanto, devem contribuir com o nosso Projeto de construção de sociedade. Nosso campo é o da esquerda, com propostas de transformação da sociedade, comprometido com as expectativas de construção da cidadania das camadas populares, da cidade de direitos, com a inserção das minorias políticas de gênero e etnicorraciais. Na aliança com o DEM, o projeto da mudança foi relegado, a favor do conservadorismo.

Continuaremos firmes na defesa dos princípios e ideais do PT e esperamos uma manifestação urgente da Direção Nacional do Partido contra esse lamentável episódio em Dourados.

Dourados (MS), janeiro de 2011.

Assinam:

Nº Nome Apoiador/Filiado

1 Marcos Falco de Lima; Filiado

2 Irlon M. Ferreira; Filiado

3 José Henrique Meira Filiado

4 Rosemar José Hall; Apoiador

5 Agenor Pereira de Azevedo; Apoiador

6 Ilton Ribeiro; Filiado

7 Reinaldo dos Santos; Apoiador

8 Fabiano Coelho; Apoiador

9 Alexandra Santos Pinheiro; Apoiador

10 Stella Adriana Zanchett; Apoiador

11 Marta Brod; Apoiador

12 Gleice Jane Barbosa; Filiado

13 Evandro Duek de Souza; Filiado

14 Marco Mariano; Apoiador

15 João Quenedi Peres da Silva; Apoiador

16 Ronaldo Ferreira Ramos; Filiado

17 Arildo Teixeira; Filiado

18 Franz Maciel Mendes; Apoiador

19 Maria Aparecida Mendes de Oliveira; Filiado

20 Enio Ribeiro de Oliveira; Apoiador

21 Irio Valdir Kichow; Apoiador

22 Ilsyane R. Kmitta; Apoiador

23 Ceres Moraes; Filiado

24 Bruno Dantas Wizenfod; Filiado

25 Elizete Cristina Pedro; Apoiador

26 Sidnei Azevedo de Souza; Apoiador

27 Aloísio Tenório de Barros; Filiado

28 Marcio dos Santos Barcelos; Filiado

29 Marisa de Fátima Lomba Farias; Apoiador

30 Damião Duque de Farias; Filiado

31 Joana L. C. Romero; Filiado

32 Ana Claudia Duarte Mendes; Filiado

33 João Carlos de Souza; Filiado

34 Adma C. Salles de Oliveira; Filiado

35 Elias Ishy de Mattos; Filiado

36 Donizete Aparecido França; Filiado

37 Marlucia Canisso Valese; Filiado

38 Elizeu Rodriguez Cristaldo; Filiado

39 Gabriela B. C. Romero Rossi; Filiado

40 Ioly Vaz Cavalheiro Aguilera; Filiado

41 Marco Antonio Rechinelli Leal; Filiado

42 Elecir Ribeiro Arce; Filiado

43 Maria Márcia Serra Ribas; Filiado

44 Eliza C. Romero Ogima; Filiado

45 Natal Gabriel Ortega Filiado

46 Graziela Moura de Souza Filiada

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete