13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Comissão do Congresso discute farsa montada contra deputado de MS

2010-12-08 08:15:00

A Comissão de Legislação Participativa realiza audiência pública na próxima quinta-feira (9) para discutir um falso flagrante de compra de votos montado contra o então deputado estadual Semy Ferraz (PT), de Mato Grosso do Sul, às vésperas da eleição de 2006.

O debate foi proposto pelo Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã. A entidade argumenta que a candidatura de Ferraz à reeleição foi aniquilada pelo falso flagrante. Notas de R$ 20 grampeadas a “santinhos” de Semy foram escondidas dentro do carro de um assessor do parlamentar. Em seguida a PF foi informada da suposta tentativa de compra de votos. O assessor chegou a ser detido e depois liberado.

A “armação” foi comprovada pela Polícia Federal, em janeiro de 2007, durante a “Operação Vintém”, que apontou o envolvimento do governador André Puccinelli (PMDB), do seu filho André Puccinelli Júnior e de assessores do seu comitê eleitoral. Foram divulgados os seguintes trechos de escuta telefônica:

– O assessor Edson Giroto telefona para André Puccinelli e pergunta: “Cadê o material para implantar no Semy Ferraz?” André Puccinelli responde: “Fala aqui com o Junior”.

– O assessor Edmilson Rosa telefona para Edson Giroto e fala: “O material já está implantado no Semy, é um Fiat Uno Verde, está lá estacionado, chama a Polícia Federal logo, chama agora”. Edson Giroto responde: “Pode deixar comigo”.

– Supostamente após o vazamento do grampo, Puccinelli Junior telefona para Edson Giroto: “Girotoo, Girotooo, suspende a operação, suspende a operação, suspende a operação do Semy”. Giroto responde: “Agora não dá mais, já avisei a polícia”.

Ferraz afirma que entrou na Justiça contra Puccinelli e outros envolvidos, mas que até hoje, quatro anos depois, a Justiça não conseguiu intimar todos os acusados.

Foram convidados:

– o ex-deputado Semy Ferraz;

– o presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Paulo Ângelo se Souza; e

– o advogado Celso Pereira da Silva.

A reunião será realizada às 9 horas no plenário 13 da Câmara.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete