21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Deputado vê preconceito em ação contra feriado da Consciência Negra

2010-12-07 15:48:00

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) ocupou hoje a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar ação judicial movida pela Fecomércio (Federação Estadual do Comércio) contra lei 3.958/2010 de sua autoria que estabeleceu o dia 20 de novembro como feriado da Consciência Negra. A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, considerado um herói afrodescendente.

Conforme Amarildo, a Fecomércio protocolou ação no TJMS (Tribunal de Justiça) alegando que a lei é inconstitucional visto que compete apenas à União legislar sobre relações trabalhistas. Mas, o petista argumenta que não legislou sobre relações de trabalho e sim propôs a criação de um novo feriado estadual o que, segundo ele, é totalmente lícito às assembléias legislativas.

Amarildo diz que não se surpreendeu com a atitude da entidade, porque em outros estados a lei que criou o feriado da Consciência Negra já vinha sendo contestada. No geral, os comerciantes apontam preocupação com possíveis prejuízos financeiras causados com a criação de mais um feriado.

“Temem ter prejuízos. Tem pagar uma remuneração a mais para quem trabalhar, mas nos outros feriados também é assim. Essa lógica não pode se sobrepor à história de Zumbi dos Palmares. Ademais, nos outros estados onde a lei já vigora não há notícias de que a economia tenha sido inviabilizada”, argumenta.

“Fico me perguntando o que é que tem de motivação verdadeira no não reconhecimento da história de Zumbi dos Palmares (…) Isso é parte de preconceito travestido de questionamento jurídico. Nas ruas, eu já ouvi coisas do tipo: feriado da consciência negra? Mas, negro nem tem consciência”, acrecentou.

Neste ano, o primeiro feriado da Consciência Negra caiu num sábado. Conforme Amarildo, o feriado já está estabelecido em por lei municipal em mais de 700 municípios e por lei estadual em quatro estados brasileiros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete