12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mais de 135 mi brasileiros votam hoje escolher o presidente

2010-10-31 08:45:00

A votação do segundo turno das eleições começou neste domingo às 8h e vai até as 17h. Os 135.804.433 eleitores vão às urnas para escolher o novo presidente da República e os governadores de oito estados e do Distrito Federal. A expectativa é que quase 100% dos votos estejam apurados até as 21h (horário de MS).

Além da capital do país, também serão eleitos neste domingo os governadores de Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima. ( Tire suas dúvidas sobre o segundo turno das eleições )

Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) votam no início da manhã. Dilma vota em Porto Alegre, às 10h, na Escola Estadual Santos Dumont, no Bairro Assunção, acompanhada do governador eleito Tarso Genro (PT). Antes, toma um café da manhã com apoiadores e fala com a imprensa num hotel da capital gaúcha. Às 11h, ela embarca para Brasília, onde acompanha a apuração dos votos.

Já Serra vota pouco depois, em São Paulo, no Colégio Santa Cruz, no bairro do Alto do Pinheiros, a partir das 11h, acompanhado de seu candidato a vice, Indio da Costa (DEM).

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto – como carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte ou certificado de reservista. Certidão de nascimento ou CPF não serão aceitos. Convém levar também o título de eleitor. No entanto, se for apresentado apenas este documento, a pessoa será impedida de votar.

Na hora da votação, será proibido entrar na cabine com celular, câmera ou equipamentos eletrônicos.

Todos os brasileiros estão aptos a votar, independentemente de terem ou não votado no primeiro turno. Aqueles que não compareceram no primeiro turno e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição. Caso o eleitor não vote, terá que justificar a ausência ou pagar multa à Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno realizado no dia 3, o índice de abstenção registrado em todo o país foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar.

Do total de eleitores, mais de 200 mil votarão para presidente no exterior.

Eleitor não pode ser preso

Desde terça-feira, nenhum eleitor pode ser preso, com exceção de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. Prevista no artigo 236 do Código Eleitoral, a determinação vai até 48 horas depois do encerramento da votação.

A proibição da prisão de candidatos que concorrem no segundo turno está em vigor desde o dia 16. No entanto, segundo o TSE, os candidatos podem ser detidos ou presos em caso de flagrante delito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete