24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sapucaia realiza campanha de combate à Tuberculose e Hanseníase hoje

2010-10-23 12:49:00

A Prefeitura de Coronel Sapucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando neste sábado (23/10) mais uma campanha. Desta vez, será para diagnosticar e fazer a detecção das doenças: tuberculose e hanseníase.

Os exames serão realizados no Posto de Saúde da Vila Nova, no horário das 7:00 às 11 horas da manhã.

De acordo com a coordenadora da campanha, Lucia Suemi Yuhara, após os resultados desses exames, as pessoas que tiverem seus casos confirmados, serão encaminhadas aos postos de saúde para realizarem o tratamento, que poderá durar de seis a doze meses, se seguido corretamente. Os medicamentos, bem como todo o tratamento, são gratuitos.

A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível, causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch. Ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir órgãos como rins, intestino, ossos, meninges e outros.

A transmissão ocorre geralmente quando alguém com tuberculose no pulmão tosse, espirra ou fala. Os bacilos são lançados no ar e podem atingir outras pessoas, entrando em seus pulmões pela respiração.

Como já mencionamos acima, o tratamento e a medicação para tuberculose são gratuitos, tem a duração de seis meses e não exige o isolamento do doente nem a sua hospitalização. A pessoa poderá levar uma vida normal, em casa, no trabalho e com os amigos.

Nunca se deve interromper o tratamento, pois quando isso acontece, os bacilos que estão no pulmão podem sobreviver, se multiplicar e provocar o agravamento da doença. E a pessoa volta a ser um agente contaminador.

Já a hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, olhos e nariz.

O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos.

A hanseníase é transmitida pelas vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso.

A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Para saber se você tem hanseníase, olhe para seu corpo e procure observar, nos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas, nas costas, nas nádegas, os sinais e sintomas da doença, que são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.

O tratamento pode durar de seis a doze meses, se seguido corretamente. Todos os procedimentos, desde exames e medicamentos, são gratuitos.

Zé Roberto

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete