21.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rigo e Onevan contestam poder de Schimidt no TRE

2009-12-06 00:09:00

A defesa dos deputados estaduais Ary Rigo e Onevan de Matos que correm o risco de perder os mandatos por terem trocado o PDT pelo PSDB apresentou à Justiça Eleitoral uma preliminar que contesta os poderes de João Leite Schimidt, dirigente pedetista, para assinar a ação contra os dois parlamentares.

Os advogados sustentam que Schimidt não podia ajuizar a ação porque, na ocasião, não era presidente do partido, mas apenas representante da Executiva Nacional do PDT que o nomeou para tal posto.

Na avaliação deles, para a ação ser válida ela teria que ter partido de uma Executiva Estadual devidamente nomeada, que, aliás, deveria colocar em votação e, em seguida, autorizar o ajuizamento do processo, com registro em ata. Os advogados sustentam que tais procedimentos não ocorreram.

O advogado André Luiz Machado que elaborou a preliminar aguarda agora a manifestação do relator do caso no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, juiz Marco André Nogueira Hanson.

Rigo e Onevan deixaram o PDT no início de outubro, pouco depois da Executiva Nacional ter nomeado Schimidt seu representante no partido. Rigo que era presidente regional da legenda perdeu o comando da sigla e se desfiliou levando com ele Onevan e o também deputado estadual Ivan de Almeida, hoje filiado ao PRTB.

Na ação que protocolou pedindo o mandato dos dois deputados, o PDT alega não ter criado nenhuma situação de desconforto e muito menos perseguido os deputados. E, apesar da intervenção da Executiva Nacional, os dois continuavam desfrutando do mesmo prestígio político da antes. Assim, a desfiliação teria como motivação a conveniência pessoal e nada mais.

O PDT arrolou como testemunhas da tese de desfiliação por mera conveniência política, o presidente regional do PTB, Ivan Louzada, o empresário de Aquidauana Zelito Ribeiro (nome cotado para disputar o governo pelo PTB) e o ex-secretário do ex-prefeito de Aquidauana Felipe Orro, Natalino Gonzaga.

Rigo, Onevan e o PSDB que terá que explicar porque recebeu os ex-pedetistas levarão ao TRE nove testemunhas , entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB) e outros quatro deputados.

Rigo levará em sua defesa o deputado estadual Antônio Braga, que permaneceu no PDT, mas se ofereceu para testemunhar, o também deputado Paulo Corrêa (PR) e o vereador Loester Nunes, também do PDT.

Já Onevan arrolou seu assessor de imprensa Fernando Ortega, a ex-prefeita de Eldorado, Mara Caseiro, o pedetista Wilson Grunevald.

O PSDB levará o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos e os deputados Ivan de Almeida (PRTB) e Youssif Domingos (PMDB), este último, aliás, é líder do governo na Casa de Leis.

João Leite Schimidt e o advogado do PDT regional foram procurados pela reportagem, mas não atenderam ao telefone.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete