13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Pesquisa indica equilíbrio entre Zeca e André

2009-12-04 15:46:00

A 10 meses das eleições o cenário da disputa sucessória em Mato Grosso do Sul apresenta um quadro com forte tendência de equilíbrio entre os principais postulantes ao Governo, o governador André Puccinelli (PMDB), que vai tentar a reeleição, e o ex-governador Zeca do PT. É o que revela a mais recente pesquisa sobre as intenções de voto dos sul-mato-grossenses, feita pela empresa mineira Multidados, que tem na sua lista de clientes a Confederação Nacional de Transportes (CNT), o PSDB e o PR.

Realizada junto a 2.004 eleitores de 52 municípios sul-mato-grossenses no período de 15 a 25 de novembro, com 3% de margem de erro, a pesquisa revela que nas intenções espontâneas de voto Puccinelli tem 32% e Zeca 23%, com a senadora tucana Marisa Serrano em terceiro lugar, com 1%.

Nas entrevistas estimuladas, em que é apresentada aos entrevistados uma relação com os nomes dos prováveis candidatos, o cenário é ainda mais equilibrado: Zeca e André empatam em 38% e Marisa aparece com 10%. Os nulos e indecisos somam 14%. A empresa ouviu os indecisos e apurou que se fossem escolher um dos três candidatos 43% votariam em André, 42% em Zeca e 12% em Marisa.

Os resultados da amostragem foram apresentados na tarde desta quinta-feira (3) na sede do Diretório Regional do PT, pelo diretor da Multidados, Marco Aurélio, em ato que reuniu o atual e o próximo presidente do Diretório Regional, Amarildo Cruz e Marcus Garcia; o deputado Vander Loubet; os deputados estaduais Pedro Kemp, Pedro Teruel e Paulo Duarte; os vereadores Cabo Almi e Thaís helena, do PT, e Paulo Pedra, do PDT, entre outras lideranças e autoridades.

No quadro de rejeições apurado pela Multidados, os principais concorrentes também estão tecnicamente empatados. Quando perguntados sobre qual dos candidatos não votariam de jeito algum, 17% mencionaram Zeca, 15% citaram André e 19% Marisa. Na entrevista individual sobre quem não votariam de forma alguma, Marisa também lidera, com 25% de rejeição, à frente de Zeca (23%) e André (18%).

No confronto polarizado entre o petista e o peemedebista, outro dado de equilíbrio: Zeca tem 49% e André 45%. O PT é o partido mais simpático para 26% dos eleitores, vindo em seguida o PMDB (13%), o PSDB (8%), o DEM e o PV (3%). A Multidados também ouviu os eleitores sobre suas intenções de voto para presidente e o tucano José Serra tem hoje a preferência.

Na espontânea, Serra aparece com 11%, à frente da petista Dilma Roussef (5%). Outro tucano, o governador mineiro Aécio Neves, recebeu 4% das citações, sobrando 1% para Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV). Na estimulada Serra lidera com 36%, Dilma tem 15%, Aécio 11%, Ciro 9% e Marina 4%.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete