32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Em MS, PV pode se unir a nanicos para dar palanque a Marina

2009-11-13 16:04:00

Em Mato Grosso do Silva, o Partido Verde, que abrigou a senadora Marina Silva (AC) quando ela deixou o PT, se organiza junto a pequenos partidos como PSOL, PC do B, PRB, PTB, PSOL, PCB e PSTU, na tentativa de construir um palanque para a parlamentar que deve disputar a presidência da República em 2010.

O presidente regional do partido, o vereador por Campo Grande, Marcelo Bluma que até dia 5 de outubro, se dedicou à organização interna da legenda, mas a partir de agora inicia as conversas com outros partidos já visando a construção de um palanque para Marina Silva.

Marina, aliás, estará na Capital em 23 de novembro para participar do 18º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos que será realizado no Centro de Convenções Rubéns Gil de Camillo. Mas, conforme o dirigente, não está prevista qualquer discussão política, nesta data.

Bluma avalia que dificilmente será amarrada qualquer aliança neste ano, isso porque todos os pequenos partidos, inclusive o PV aguardam os desfechos nacionais e até o estadual.

A ideia é lançar candidatura ao governo do grupo para dar sustentação à Marina, mas tal atitude dependerá do cenário político.

“Se a eleição ficar polarizada entre André Puccinelli e Zeca do PT, o surgimento de novas candidaturas fica dificultado. Se não tivermos um nome competitivo no Estado podemos desaparecer”, avalia o vereador.

Além de aguardar a definição das candidaturas, ele revela ainda estar de olho no calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “No dia 31 de março, por exemplo, termina o prazo para detentores de cargo público que vão disputar as eleições deixarem as funções. Ou seja, aí saberemos quem realmente será candidato”, diz ele, citando o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB) que ainda não descartou disputar o Senado.

“Também não está definida a possibilidade de aliança entre PT e PMDB no Estado. Isso muda o quadro”, cita. Sobre estas duas forças políticas, Bluma cita que o PV não está vinculado a nenhuma pois nas eleições de 2006, lançou candidato próprio ao governo do Estado. Tito Lívio representou a legenda. A votação que ele teve acabou invalidade pelo TRE-MS devido a entrega de documentos fora do prazo.

O dirigente informa ainda que o PV prepara para março do ano que vem o encontro de lideranças do Centro-Oeste em Campo Grande. A ideia é trazer Marina e lideranças nacionais do partido para tratar das eleições.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete