27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Condenados a 348 anos acusados de matar 15 em Guaíra no PR

2009-11-10 23:31:00

Três acusados de comandar uma chacina que deixou 15 pessoas mortas no Paraná em 2008 foram condenados a 348 anos de prisão nesta terça-feira. Jair Correia, 53, Ademar Fernando Luiz, 27, e Fabiano Alves de Andrade, 25, foram considerados culpados por um júri popular de 15 homicídios triplamente qualificados e oito tentativas de homicídio.

Os advogados anunciaram que vão recorrer. O tempo máximo de permanência na cadeia, pela legislação brasileira, é de 30 anos.

As mortes ocorreram na cidade de Guaíra, na fronteira com o Paraguai, em setembro do ano passado. Foi a maior chacina da história do Estado. Segundo a Promotoria, os três acusados tentaram vingar a morte de Dirceu de Souza Pereira, enteado de Correia, ocorrida semanas antes.

De acordo com a denúncia, Pereira devia um carregamento de maconha a Jossimar Marques Soares, conhecido como "Polaco". Soares e outras 14 pessoas foram mortas pelo trio, concluíram as investigações.

O crime ocorreu em uma chácara às margens do rio Paraná. Para matar 15 pessoas e ferir outras oito, os criminosos ficaram quase seis horas no local.

"Foi um crime singular, uma condenação exemplar, à altura da barbaridade cometida", afirmou Marcos Cristiano Andrade, 34, promotor de Justiça de Guaíra, que fez a acusação contra os réus.
Segundo Andrade, os homicídios triplamente qualificados ficaram provados a partir da confissão dos próprios réus.

O Ministério Público não informou para onde seriam transferidos os três condenados.
Existe o temor que eles possam, na prisão, sofrer represálias de integrantes da facção ADA (Associação dos Amigos), do Rio de Janeiro, em vingança pela morte de um de seus membros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete