20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Marina Silva conquista índios ao priorizar demarcações

2009-10-15 20:08:00

Pré-candidata à presidência da República em 2010, a senadora Marina Silva (PV) conquistou as principais lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul ao anunciar que a demarcação de terras será uma das prioridades de seu Governo. Na tarde de hoje, durante a grande assembléia geral, conhecida como Aty Guaçu, em Japorã, a 474 quilômetros da Capital, ela assumiu a candidatura a presidente e prometeu se empenhar na defesa dos índios.

Num encontro de aproximadamente duas horas, a senadora ouviu uma pauta de reivindicações dos índios. Lideranças guaranis pediram a realização dos estudos para identificar e criar 39 novas áreas indígenas no sul do Estado e agilizar o processo demarcatório dos terrenos, que exigem a ampliação para 88 mil hectares, nas regiões central e do Pantanal.

Segundo o líder indígena José Barbosa de Almeida, eles ainda reclamaram da mobilização dos produtores rurais, que acabam dificultando os trabalhos da Funai (Fundação Nacional do Índio). “Falamos que eles vivem colocando obstáculos”, afirmou, sobre a mobilização comandada nas áreas administrativa e judicial pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Candidata – Após ouvir os índios, a senadora do PV falou na condição de candidata a presidente e prometeu solucionar a questão da falta de terras em Mato Grosso do Sul em seu eventual Governo. Com este discurso, ela conquistou as lideranças indígenas no Estado. “Ela conquistou nós”, comentou Barbosa.

Marina teria dito aos índios que se ganhar a eleição em 2010, quando deverá enfrentar a candidata do Governo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), e o representante da oposição, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Enquanto a campanha não chega, a senadora, que chegou de helicóptero à reserva indígena de Japorã, prometeu encaminhar a pauta de reivindicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro da Justiça, Tarso Genro. Ela prometeu marcar audiência em Brasília (DF) e levar quatro lideranças para debater a problemática de falta de terras no Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete