24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

De olho nas eleições em 2010, Zeca do PT e Delcidio selam a paz

2009-06-29 14:27:00

Explicações, justificativas, mea culpa, choro, abraços e aplausos. Tudo isso aconteceu na abertura do 4º Seminário Regional do PT, na última sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Dourados.

Diante de uma platéia ansiosa e inquieta, as principais lideranças estaduais do PT na atualidade, o senador Delcidio do Amaral e o ex-governador Zeca do PT anunciaram a “boa nova”: irão caminhar juntos na luta pela reconquista do poder estadual.

O reencontro dos dois era esperado com ansiedade pela militância petista e até pelos jornalistas presentes. Fotógrafos se posicionavam, buscavam o melhor ângulo para fazer a ‘foto histórica’ do abraço.

Mas tiveram que esperar muito. E ainda foram “driblados” pelo senador. Repórteres aguardavam na calçada em frente da Câmara, com alguns assessores de Delcidio, quando ouviram gritos e aplausos no interior do prédio. Era o senador. Ele entrou pela porta lateral, de acesso pelo pátio da Câmara. Foi correria. Ainda assim, houve tempo para os registros fotográficos.
Zeca chegou primeiro, acompanhado da esposa Gilda e deputados. Deu entrevistas, posou para fotos e deu autógrafos em adesivos com a inscrição “Volta logo”.

Quando Delcidio chegou a mesa já estava formada e o evento já havia começado. Ao se aproximar, o senador abraçou o ex-governador e posaram para fotos apertando as mãos. Antes de Delcidio se posicionar na mesa, um repórter ainda conseguiu ouvir do senador que “Zeca é o nosso candidato ao governo do Estado; vamos caminhar ao lado dele”.

As duas principais lideranças petistas estavam em rota de colisão por causa da disputa pelo comando do partido no Estado. Passaram praticamente todo este ano trocando farpas. Na semana passada, no entanto, sinalizaram que haverá um nome de consenso para o diretório estadual.

O encontro de Zeca em Delcidio em Dourados foi o primeiro depois que as briga entre os dois se tornou pública e passou a ter mais espaço nos meios de comunicação de todo o Estado.

Neste seminário, o penúltimo que o partido realiza antes de iniciar o processo de discussão interna do plano eleitoral, Zeca e Delcidio aproveitaram para ‘lavar a roupa suja’ e dar aos militantes petistas e aliados a certeza de que a paz está selada definitivamente e será possível, como eles próprios pregaram, “combater um bom combate”.

Nas contas dos dirigentes petistas, o partido deverá liderar um arco de alianças que contará com PDT, PTB, PMN, PCdoB e outros, como o PSB (um desafio, segundo Delcidio) e o PR , cuja base está com o PT, segundo disse Zeca ao Diário MS. Para o ex-governador, uma aliança com o PT “mataria a auto-estima do petista”.

Dezoito pessoas fizeram parte da mesa principal na abertura do seminário, no plenário da Câmara Municipal. Além de Zeca e Delcidio, ocuparam lugares os deputados federais Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi; os deputados estaduais Pedro Kemp, Pedro Teruel, Paulo Duarte e Amarildo Cruz (presidente do diretório estadual); o ex-vice-governador Egon Krakhecke, o ex-prefeito Laerte Tetila, o ex-deputado João Grandão e o único vereador petista em Dourados, Dirceu Longhi.

Prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, dirigentes de outros partidos prestigiaram a reunião petista. Militantes de pelo menos 25 municípios estavam presentes e participariam, durante todo o sábado, das atividades programadas pela organização do seminário. O próximo seminário será na região do Vale do Ivinhema, em julho.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete