24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bloco enfrenta André se PMDB tiver apoio do PT em MS

2009-06-23 07:00:00

O já conhecido BDR (Bloco Democrático Reformista), composição construída pelo PSDB, DEM e PPS, anunciou nessa segunda (22) em Campo Grande que se o governador André Puccinelli, do PMDB, se aproximar do PT nas eleições do ano que vem terá de enfrentar o grupo na disputa pelo governo.

As lideranças do bloco informaram ainda que desta aliança pode surgir não uma, mas duas candidaturas ao Senado.

O vice-governador Murilo Zauith, do DEM, até então pré-candidato único da chapa, tem agora um companheiro de chapa, o advogado Carmelino Rezende, do PPS. Zauith não comentou a possibilidade de a aliança apostar em mais candidaturas, apenas disse que mantém firme o propósito de disputar o Senado.

O bloco foi formado pelo comando nacional dos três partidos com a missão de enfrentar o PT na disputa pela presidência da República e também fortalecer as composições nas disputas regionais.

O BDR se reuniu nesta tarde no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Vieram especialmente para o evento o deputado federal Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM; o deputado federal Roberto Freire, presidente do PPS e ainda o presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra.

O governador André Puccinelli, principal favorecido com a composição (caso feche aliança com o BDR), também esteve no encontro de seus aliados prefeitos, deputados, vereadores e secretários. Disse, entretanto, que discute aliança só em 2010.

Rodrigo Maia disse que o DEM lançaria Murilo Zauith ao governo somente numa condição: se Puccinelli ficasse ao lado do PT, possibilidade ainda não descartada por conta dos acordos fechados entre os peemedebistas e os petistas.

Maia disse ainda que a formação do bloco deva corrigir uma falha ocorrida em 2006, quando, segundo o parlamentar, o DEM “falhou por falta de unidade”, no confronto com Lula.

Roberto Freire, o presidente do PPS, foi quem lançou a pré-candidatura de Carmelino Rezende, que já disputou por cadeira no Senado em 1998.

Durante coletiva à imprensa, Rodrigo Maia disse que veio aqui “sinalizar para Mato Grosso do Sul que o bloco quer estar junto do governo [Puccinelli], e distante do PT”.

“Queremos mostrar com clareza aos eleitores e as outras forças políticas que esse bloco é de oposição”, afirmou Maia.

O senador Sérgio Guerra reforçou a ideia de que o bloco nutre entusiasmo pelo confronto com os petistas na disputa pela presidência. Ele disse também o BDF garante aqui em MS um palanque ao candidato adversário dos petistas no ano que vem.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete