21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

PSDB Mulher de MS leva 48 lideranças a evento em Brasília

2009-06-07 13:00:00

Kelly Venturini

Em comemoração aos 10 anos de criação do secretariado nacional do PSDB Mulher, foi realizado em Brasília na quarta-feira dia (3) o 1º Fórum Nacional da mulher tucana, com o tema “10 anos fazendo história e consolidando direitos”.

No Hotel San Marco, foram recebidas mais de 700 mulheres vindas de todos os Estados da federação. A participação de nomes como Aécio Neves, Governador de Minas Gerais, Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, e José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores deu brilho especial à grande festa. Na abertura foi realizado o lançamento da ‘Medalha Professora Ruth Cardoso’, mostra de vídeo sobre o trabalho da professora e discursos dos mais inflamados em torno de sua importante contribuição ao País, destacando os vários trabalhos por ela desenvolvidos na área social.

De Mato Grosso do Sul, seguiu uma caravana com 48 tucanas. Estavam em Brasília representantes dos municípios de: Costa Rica, Guia Lopes, Caracol, Dourados, Ribas do Rio Pardo, Amambai, Itaporã, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Campo Grande, Maracaju, Bonito, Iguatemi, Três Lagoas, Coxim, Sidrolândia, Alcinópolis, Paranhos, Agua Clara, Cassilândia, Terenos, Selviria e Anastácio.

A palestra do Sociólogo Paulista Carlos Alberto Almeida que abordou a importância da comunicação e do marketing político foi bastante proveitosa, segundo Fátima Montanha (Três Lagoas). Liderança nata do seu município, Fátima comentou que este tipo de encontro e as discussões levantadas em torno das estratégias do partido para as eleições do próximo ano devem acontecer com mais freqüência.

A Vereadora Rose Modesto foi além e disse que as discussões sobre o espaço da mulher na política e ampliação da participação delas nas eleições, colocando os nomes a disposição da população, devem ser mais fomentadas. “Temos grandes lideranças no nosso partido, no interior, e na capital também. Precisamos oferecer a estas mulheres segurança para que possam participar dos pleitos e essa segurança elas conquistam sendo convidadas para eventos proveitosos como este em que pudemos ouvir nossas lideranças maiores e ainda interagir com elas, fazendo questionamentos, e dando nossas sugestões”. Completou.

A palestra com maior interação das convidadas foi a comandada pela Senadora Lucia Vânia, de Goiás, que tratou das ‘políticas publicas e o poder local’. Os questionamentos sobre as atitudes do partido com relação aos últimos acontecimentos e a conjuntura política que apresenta chances reais do partido eleger o presidente da republica foram amplamente discutidos.

As políticas publicas implantadas no governo FHC, implementadas pelo atual governo e utilizadas como uma de suas maiores bandeiras foi considerada o maior exemplo de como é deficitária a área de marketing do partido, que sempre se mostrou mais preocupado em realizar ações ficando assim a mercê de seu maior rival, o PT, que todos constataram faz o marketing de suas ações com muita maestria.

“O melhor do governo que ai está começou com FHC, no entanto, deixamos que eles fizessem tanta publicidade em cima dos nossos projetos, que hoje todos acreditam que foram eles que criaram”. Criticou a vice-prefeita de Itaporã, Francelize Cordeiro.

Importantes lideranças Sul Matogrossenses como as tucanas Evair Gomes (Presidente PSDB Costa Rica), Patrícia Cézar (Nova Alvorada do Sul), Elizangêla Oliveira (Coxim), Cleuma e Sulmeire (Caracol) avaliaram como pertinente a fala da Senadora Lucia Vania, que conclamou as mulheres a trabalharem para garantir mais espaço dentro do partido, com participação mais efetiva nas executivas.

Considerada uma das mais participativas do evento a caravana liderada pela presidente do Secretariado Estadual do PSDB Mulher, Vilma Felini (Sidrolândia) recebeu como premiação um troféu de destaque. “Reunimos vereadoras, assessoras e lideranças de todo canto do Estado e o resultado está ai, elas participaram de todo evento e seu comportamento exemplar nos rendeu inclusive destaque entre as outras delegações.

O partido está de parabéns e os organizadores acertaram em cheio na escolhas dos palestrantes e o local escolhido para o evento. B

rasília é o centro político do Pais,  trazer as nossas lideres para este evento faz aumentar em cada uma delas a vontade de participar da vida e das decisões políticas do seu município, do Estado e do País”. Completou Vilma, que considerou a viagem uma preparação para os seminários regionais.

Depois de mais essa experiência as Maracajuenses Lucimar Galassi e Cida (Cida Decorações) comentaram que estarão mais preparadas ainda para interação nas temáticas que serão discutidas nos seminários regionais que o partido irá realizar em Mato Grosso do Sul. “Quero colaborar com as discussões na área da saúde, que é a minha área, acho que podemos realizar um bom debate quando o seminário for realizado na nossa região.” observou Lucimar.

A Senadora Marisa, que participou do evento desde sua abertura até o encerramento, palestrou sobre a elaboração de projetos de interesse da comunidade. Na oportunidade as participantes puderam interagir com a Senadora que deixou vários pontos para reflexão como os motivos da tímida participação da mulher nos pleitos, e para as vereadoras e parlamentares presentes a preocupação com as questões mundiais abordadas pela ONU ( no cumprimento das Metas do Milênio).

“Vocês devem procurar estar sempre bem informadas, para que quando discussões forem levantadas em torno das demandas de seus municípios vocês possam dar sugestões e apresentar projetos bem embasados. As mulheres tucanas têm dado ótimos exemplos em todo País, mas precisamos trabalhar muito ainda a nossa participação na vida política da nossa cidade. Podemos fazer mais? Sim, podemos fazer muito mais”. Comentou Marisa.

A deputada Estadual Tetê Santos, do Pará, comentou os desafios e avanços da mulher, na palestra: Legislar sob a ótica feminina. Depois da Paraense foi a vez da Cearense Dr. Solange Bentes Jurema dar gás a discussão colocando em pauta as políticas publica que o partido tem para as mulheres.

Ponto alto do evento, a discussão deste tema foi dos mais polêmicos. Ao tempo que em discussões anteriores falou-se da tímida participação das mulheres dentro da política partidária, foram levantados vários questionamentos sobre a abertura que os homens oferecem as mulheres e a pouca participação delas nas executivas.

Foi unânime a concordância das convidadas com Dra Solange quando esta criticou a forma como são distribuídas as funções dentro do partido, nas executivas, onde os homens ocupam os cargos mais importantes na maioria dos Estados.

A deputada Federal Thelma de Oliveira fechou o ciclo de palestras comentando o trabalho que tem realizado nos Estados e falando dos novos rumos do PSDB Mulher.

A leitura da “Carta de Brasília dos 10 anos de criação do PSDB Mulher” foi o ultimo ato do evento que foi encerrado pouco depois das 18 horas com uma confraternização entre os Estados, ainda no hotel. 

A Vereadora Dulce Manosso (Ponta Porã) e a Secretaria de Esportes e Cultura, Jaqueline Raymundo (Amambai) entregaram, na oportunidade, solicitações de seus municípios a Senadora Marisa Serrano.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete