19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Lula quer eleger presidente e senadores, diz Delcídio

2009-05-23 19:51:00

Vilson Nascimento

A meta do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para eleições de 2010 é eleger Dilma Ruceff sua sucessora e o maior número de senadores possível, deixando a eleição de governadores para segundo plano.

A informação foi passada pelo Senador Delcídio do Amaral (PT) durante uma reunião na tarde desse sábado (23) em Caarapó.

Segundo Delcídio, no ponto de vista do Presidente, a eleição de Dilma garantiria a permanência do Partido dos Trabalhadores (PT) no controle do País, dando continuidade nas ações implantadas pelo atual governo e a eleição de uma boa bancada de senadores no Senado da República garantira sustentabilidade ao Governo.

Governos de estados não são tão importantes

Segundo o Senador em reunião recente Lula teria confidenciado que o cargo de governador não é tão importante no ponto de vista de poder de negociação.

“O Presidente tem razão. Para tocar os estados os governadores dependem de recursos e tem que recorrer ao Governo Federal para pedir ajuda. Tem governadores que antes criticavam o Governo Lula, mas tiveram que se render e hoje são amigos do Presidente”, disse Delcídio ao ressaltar que este é um ponto de vista do Presidente e não do partido, que pode divergir dessa opinião.

Política estadual- Em relação a política interna em Mato Grosso do Sul, o Senador ressaltou que o PT terá que se reestruturar, acabar com divergências internas que ainda existem, para pensar em ter uma candidatura equilibrada para disputar o Governo do Estado.

Segundo Delcídio o PT tem mantido contatos com possíveis aliados e inclusive mantém uma linha de conversação com o PMDB, do atual Governador, André Puccinelli.

“O André tem buscado uma aproximação com o PT, mas por enquanto existem só conversas. O partido precisa se reestruturar internamente e uma resolução interna do Diretório Regional aponta que a conversação sobre sucessão só será aberta no final de janeiro ou no início de fevereiro do ano que vem”, ressaltou Delcídio que durante sua passagem por Caarapó esteve reunido com o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), com vereadores do município e a cúpula do Partido dos Trabalhadores local.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete