26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Entenda qual a função dos vereadores de um município

2009-05-17 18:56:00

Silmara Diniz

A palavra vereador vem do latim verea, que significa administrador e, conforme o Dicionário Aurélio, possui justamente o significado de administrar ou legislar como vereador. Será que você já parou alguma vez para pensar por que o ofício de vereador é tão importante para o município?

O vereador é um representante político que desenvolve seu trabalho no domínio dos municípios, no âmbito do Poder Legislativo. Eleito por voto direto e simultâneo em todo o Brasil, seu mandato possui duração de quatro anos. O requisito para concorrer ao mandato de vereador é possuir 18 anos de idade.

Entre outras funções, o vereador pode licitar obras e outras benfeitorias para seu município, é o responsável, juntamente com os demais colegas do Legislativo, pela elaboração da Lei Orgânica Municipal (Constituição do Município), é o fiscalizador das contas do Executivo municipal e legisla sobre assuntos de interesse da comunidade.

Pode-se dizer, resumindo, que as funções constitucionais do vereador se baseiam no controle administrativo e financeiro do Poder Executivo do município, aprovando e criando leis e emendas e fiscalizando, a fim de atender ao interesse público. O vereador possui inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato na circunscrição do município.
 
De acordo com o disposto no artigo 29, IV e suas alíneas, um município pode ter o mínimo de nove e o máximo de 55 vereadores, estando a representatividade atrelada ao seu número de habitantes. Em Caarapó, a Câmara Municipal é composta de nove vereadores.

Para municípios como Caarapó, o total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos vereadores e excluídos os gastos com inativos, não pode ultrapassar 8% das receitas tributárias e transferências garantidas na Constituição.
 

Gibi educativo sobre poderes será distribuído nas escolas

A Câmara Municipal deve distribuir, nos próximos dias, gibi educativo para crianças que estudam nas escolas públicas de Caarapó. O gibi traz em seu conteúdo informações didáticas sobre os três poderes constituintes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O objetivo é informar as crianças e incentivar para que elas transmitam o que aprenderam para as famílias, convidando-as para assistir às sessões ordinárias e para serem participativas na política local.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete