21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Azambuja terá o maior tempo entre os candidatos

2018-08-29 10:00:00

Entre os principais candidatos que disputam o governo de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), que pleiteia a reeleição, tem o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS).

Azambuja terá 03’50’’ de tempo eleitoral para mostrar suas propostas para a população do Estado. Ele também será o primeiro a estrear o horário televisivo, que começa na sexta-feira (31).

A coligação Avançar com Responsabilidade conta com os partidos PP, PTB, DEM, PSB, PSD e PSDB. Os tucanos têm o maior tempo de propaganda, com 00’57’’.

Entre os candidatos mais expressivos nas pesquisas de intenção de votos, o juiz Odilon de Oliveira (PDT) tem o menor tempo de horário eleitoral. Ele fica com 0’56’’ para mostrar suas propostas. Na ordem da propaganda, determinada pelo TRE, o candidato pedetista será o segundo a aparecer nas telas e nos rádios dos eleitores sul-mato-grossenses.

Os pedetistas estão aliados com o Podemos e o PRB, na chapa Esperança e Mudança. O PRB tem o maior tempo de propaganda, com 00’22’’.

O deputado estadual e candidato ao governo pelo MDB, Junior Mochi, fica com o segundo maior prazo no horário eleitoral: são 02’06”. Mas será o último a aparecer na propaganda.

O ex-prefeito de Mundo Novo Humberto Amaducci (PT) tem o terceiro maior tempo eleitoral, ficando com 01’22’’ e é o quinto na ordem do horário televisivo.

O PT lançou chapa pura na majoritária e proporcional para as eleições deste ano.

O ex-vereador de Campo Grande Marcelo Bluma (PV) tem 0’29’’ de tempo na TV e no rádio e será o 4º a aparecer nas propagandas.

João Alfredo Danieze (PSOL) tem apenas 0’14’’ e, pela ordem determinada pelo TRE, aparece na propaganda após o candidato Odilon.

A propaganda eleitoral termina no dia 4 de outubro. Questões técnicas referentes à veiculação da propaganda, elaboração dos planos de mídia, distribuição de horários e sorteio da ordem de veiculação dos candidatos foram debatidos em duas reuniões realizadas no TRE.

NOVAS REGRAS

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas regras da Reforma Eleitoral tiram a exigência de que todo o tempo de propaganda seja distribuído exclusivamente para partidos ou coligações que tenham representação na Câmara Federal, proporcionalmente ao tamanho da bancada, e impede que um parlamentar que migrou de sigla transfira o tempo para o novo partido.

Do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente.

No caso de aliança partidária nas eleições majoritárias, será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação. Esse é um dos motivos pelos quais o governador Reinaldo Azambuja ficou com o maior tempo de propaganda eleitoral. A coligação Avançar com Responsabilidade tem cinco aliados com tempo eleitoral.

O PSDB brigou pela aliança do DEM, pensando na propaganda eleitoral, já que o partido tem dois deputados federais de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina e Luiz Henrique Mandetta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete