24.9 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Deputado Amarildo Cruz visita Jornal A Gazeta

2018-08-20 09:04:00

Recentemente o Jornal A Gazeta recebeu a visita do deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), de 56 anos. O deputado, que exerce o mandato pela terceira vez, busca agora a reeleição.

Filiado ao PT, há mais de 30 anos, Amarildo contou um pouco de sua trajetória profissional, destacando que desde os 18 anos atua no funcionalismo público. “Na época, eu foi aprovado em um concurso público para o cargo de agente tributário em Mato Grosso do Sul e desde então atuo no setor público.”

O Deputado destaca que o eleitor antes de definir o voto, precisa avaliar a trajetória de cada candidato. “Hoje a gente discute muito sobre o preparo e postura dos políticos, função eletiva, questão ética. Independente de qualquer coisa, a gente tem uma história que a gente se orgulha dela.”

Na oportunidade, Amarildo destacou também a questão da injustiça e das desigualdades em quem vivem os indígenas no estado.  “Uma das coisas que me motivaram muito cedo a começar a militar na política, foi o desafio de combater a desigualdade. A questão dos indígenas mesmo é gritante. Muitas pessoas acham que ter um bom País grandioso é ter dinheiro e economia, mas eu acredito que um País grandioso é no qual as pessoas possam viver com dignidade e tenham o respeito que merecem; e essa é a minha luta”, enfatiza.

Amarildo Cruz

É natural de Presidente Epitácio (SP), próximo ao município de Bataguassu, às margens do Rio Paraná. Foi nessa região que passou a infância. Formou-se em Direito e Ciências Contábeis e fez pós-graduação em Gestão Pública e especializou-se em Ciências do Direito.

No governo, exerceu cargos estratégicos, como coordenador geral tributário e financeiro da Secretaria de Fazenda ajudou a reduzir a evasão fiscal e garantir o aumento da arrecadação. Criou o PRÁTICO, iniciativa pioneira que trouxe um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais rápido e eficiente, reunindo vários órgãos públicos no mesmo lugar. Também foi superintendente da Central de Compras do Estado. No cargo, implantou o registro de preços e o pregão eletrônico. Entre 2003 e 2006, foi presidente da Agência Estadual de Habitação – Agehab. Durante sua gestão, o órgão foi equipado e informatizado, além disso, foram definidas novas regras para a concessão da casa própria. Comandou mais de 40 mil ações na área da habitação, dentre elas construção, reforma e quitação de imóveis, gerando mais de 200 mil empregos diretos. 

Em 2006, afastou-se da Agehab para concorrer, pela segunda vez, às eleições no cargo de deputado estadual. Conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa com quase 18 mil votos. Em 2010, concorreu à reeleição, ficando como 2º suplente em sua coligação. E, 2012 assumiu a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente  e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso do Sul (Ibama-MS). Já em 2013, retornou ao Parlamento Estadual e entre outras coisas integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Casa de Leis como presidente, a qual investigou irregularidades nos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para unidades hospitalares de 11 municípios de Mato Grosso do Sul.  Em 2014, foi reeleito para o terceiro mandato com 20.585 votos. (com informações da assessoria)


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Enquete