27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PT de Amambai lança pré-candidatura para deputado estadual

2018-07-23 18:03:00

Raquel Fernandes

Na sexta-feira, dia 20, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou a pré-candidatura do professor e vice capitão da Aldeia Amambai, Daniel Vasques, para o cargo de deputado estadual. O lançamento aconteceu na casa de reza da aldeia Amambai, às 11 horas.

O evento contou com a presença do deputado federal, Zeca do PT, dos pré-candidatos ao Governo do Estado, Humberto Amaducci (PT), a deputado federal, Ilmar Mamão, Gel Faccina e vereador de Naviraí Júnior do PT, a deputado estadual, Dionedison Terena, Capitão da Aldeia taquaperi, Osvaldo Rodrigues, liderança da Aty Guasu representando as mulheres, Janete Ferreira Vilhalva, entre outras lideranças de Amambai região.

De acordo com Daniel, sua candidatura surgiu do desejo de lutar contra as injustiças sociais vividas diariamente pela comunidade indígena, que não se sente representada pela maioria dos políticos que estão no poder. “Eu me filiei em 1995 no PT por adorar essa estrela que é a única que defende os diretos, seja de quem for, dos negros, quilombolas, das mulheres, dos homossexuais, o direito de todos. Não podia deixar esse 2018 passar em branco. As muitas injustiças me deram forças para desafiar esse sistema e lutar pelo direito a vida, pela dignidade, reivindicar a demarcação e homologação de terras para o guarani kaiowá. Sabemos que vamos enfrentar muitas barreiras.”, declarou o pré-candidato.

O presidente do diretório do PT em Amambai, Dilceu Braun, destacou a importância do ato de lançamento. “Para nós, este ato simbólico do lançamento da pré-candidatura do Daniel tem uma importância enorme, porque representa um ato de resistência, de busca pelos nossos direitos. A oportunidade que o PT está dando a comunidade de lançar um pré-candidato a deputado estadual é o começo de uma nova caminhada.”

Durante o lançamento, o pré-candidato ao Governo do Estado, Humberto Amaducci, destacou o reconhecimento da população com relação o trabalho realizado pelo PT. “Quando a gente começa a falar com o nosso povo e falamos de Lula e de Zeca, a gente vê que o povo tem saudade. Saudade desse respeito, deste projeto de homens e mulheres que pensa nas nossas crianças, no nosso povo. É hora da gente dar a volta por cima.”, destacou.

Momento histórico

Para o deputado federal, Zeca do PT, o lançamento da candidatura do Daniel representa um momento histórico. “Meu sonho é que vocês (pré-candidatos) possam estar em um grande ato político, ou ainda na televisão, falando das coisas que vocês conhecem porque vivenciam isso. Nós não poderíamos ter acertado melhor de ter uma chapa pura, que representa as comunidades indígenas, a juventude, os mais diversos setores do povo trabalhador, que ao longo da historia foi abandonado pelas elites. A entrada de representantes indígenas no congresso significa a volta do debate, da discussão de temas para encaminhamento de projetos, para um novo comportamento da assembléia legislativa”, ressalta.

Lideranças indígenas

Janete Ferreira Vilhalva integra a liderança da Aty Guasu e participou do lançamento da candidatura representando as mulheres indígenas. “A gente se apega a este partido (PT), que é um partido de muitas lutas e conquistas, que consegue as coisas com garra e determinação. Com mais representantes nossos no poder, isso irá fortalecer a nossa luta.”

O capitão da Aldeia Taquaperi, Oswaldo Rodrigues, aproveitou o momento para falar um pouco sobre a realidade vivida pela sua comunidade, como o problema da falta de água e das dificuldades enfrentadas para trabalhar com a agricultura nas aldeias.

Na oportunidade o deputado estadual, Zeca do PT, informou que a solução para tais problemas já estão encaminhadas. “A patrulha mecanizada da comunidade indígena de Cel. Sapucaia já está comprada, falta apenas a Caixa Econômica fazer a ultima vistoria para ser entregue, só não sei se o governo entrega agora por conta da legislação eleitoral. Nós temos 64 patrulhas mecanizadas, resultado de emendas minha do deputado Vander, sendo entregue para os assentados, quilombolas, guaranis kaiowás e terenas. Sobre a água, já tem uma portaria da Sesai para solucionar este problema. É necessário que um representante do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) paute nas reuniões do conselho o pedido para água, para acelerar este processo”, esclareceu.

Definição dos candidatos

No dia 28 de julho, o PT de Mato Grosso do Sul realiza o Encontro Estadual que definirá os nomes que serão os candidatos do partido nas eleições de 2018.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete