26.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Aliados aguardam decisão do STF para definir saída do governo

2017-05-22 07:06:00

Depois de uma série de conversas e reuniões reservadas neste fim de semana, integrantes dos partidos da base aliada decidiram aguardar o Supremo Tribunal Federal para definir a saída do governo Temer.

A defesa do presidente pediu à Corte para suspender o inquérito aberto para investigá-lo pelos crimes de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa. O julgamento do pedido está previsto para a próxima quarta (24).

Várias reuniões de bancada já foram marcadas para quarta, logo após o STF decidir sobre o tema.

Pelo menos três partidos decidiram fechar uma estratégia conjunta: PSDB, DEM e PPS, além da parcela governista do PSB.

Com exceção de Roberto Freire, que deixou a pasta da Cultura, os demais ministros dessas legendas devem tomar uma decisão conjunta de deixar o governo. Ao longo desta semana, as bancadas desses partidos devem fazer reuniões para definir o desembarque conjunto do governo.

"Vamos aguardar o STF. Mas, independentemente, da decisão do plenário do Supremo, vamos ter que deixar o governo. Numa final de Copa do Mundo, se o capitão do time está mancando, é preciso fazer a substituição", resumiu um cacique aliado.

"Estamos solidários, mas há o reconhecimento do agravamento da situação a cada dia. Temos que esperar até o STF. Mas depois, não será mais possível", acrescentou um senador que participou das converas.

A avaliação feita neste domingo por esses partidos é que a situação de Temer é extremamente grave e que ele não conseguiu reverter a crise política com o pronunciamento feito no sábado. Aliados avaliam que a tendência do STF e de manter o inquérito contra o presidente peemedebista. E que, depois disso, não será mais possível a permanência no governo.

"Temer ficará aind mais fragilizado depois disso", observou um aliado.

Nesses dois dias, Temer tem recebido para conversas reservadas vários caciques de partidos aliados. Ele chegou a cancelar um jantar previsto para este domingo no Alvorada, mas manteve a previsão de receber aliados no palácio no período da noite, segundo a assessoria.

"Temer já foi alertado que vai perder o apoio desse grupo de partidos. Apesar da solidariedade recebida, ele tem sido avisado que a situação é extremamente grave. Ele está num processo. Mas até agora a ficha não caiu de que o governo acabou", completou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete