20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Justiça nega recontagem em eleição decidida por apenas um voto

2017-02-14 14:01:00

A Justiça Eleitoral negou a recontagem de votos na cidade de Aral Moreira, que fica a 364 km de Campo Grande, onde o prefeito eleito, Alexandrino Arevalo Garcia (PR), venceu a disputa por apenas um voto, sobre sua rival, Marines de Oliveira Costa (DEM). Na decisão, se especificou que não havia qualquer razão ou argumento plausível, para fazer esta nova apuração.

O recurso foi apresentado pela candidata derrotada, que alegou que uma das urnas eletrônicas, apresentou defeito e que sua substituição não seguiu as determinações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), já que a falha ocorreu na hora em que um eleitor emitia seu voto, o que poderia comprometer o resultado final do pleito, pois foi decidido por diferença mínima.

O pedido ainda requisitava a anulação da votação nesta seção eleitoral, realizando a recontagem dos votos. O prefeito eleito também apresentou contestação no processo, alegando que não houve qualquer irregularidade.

A juíza Sabrina Rocha Margarido fez uma coleta de informações a respeito da substituição desta urna na cidade, junto ao setor de tecnologia do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), assim como o servidor que realizou o procedimento no dia da eleição e chegou a conclusão que não houve nada de irregular.

"A simples substituição de urna de votação não é motivo bastante a ensejar a nulidade da urna", apresentou ela, na sua decisão. A juíza ainda lembrou que não há nenhuma "menção" a irregularidades do servidor e que os próprios fiscais dos partidos, não fizeram nenhuma reclamação. "Não há como presumir que seu voto tenha sido computado por duas vezes, ou não computado".

Sabrina ainda registrou que qualquer pedido de recontagem de votos, deve ser feito de forma imediata, após a apuração de cada urna. Alexandrino venceu a eleição em Aral Moreira com 2.558 votos, já Marines de Oliveira teve 2.557 (votos), no pleito mais disputado do Estado, em 2016.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete