21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Renato Câmara conhece centros de atendimento aos idosos em MS

2016-11-10 17:08:00

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pesso, deputado estadual Renato Câmara (PMDB) iniciou um trabalho de visitas às entidades e casas de atendimento a idosos em Mato Grosso do Sul. O deputado vai percorrer diversos municípios do interior do Estado com o objetivo de conhecer de perto o atendimento prestado aos idosos que estão fora do convívio familiar.

O trabalho foi iniciado na sexta-feira passada (3) no município de Amambai, onde Renato Câmara conheceu as instalações do Lar do Idoso Frei Fabiano. A entidade atende atualmente 42 idosos e é mantida através da parceria com a Prefeitura de Amambai e de doações e promoções realizadas por clubes organizados, como o Lions Clube e outras entidades filantrópicas.

Acompanhado do presidente da Pastoral da Pessoa Idosa em Amambai, Alcibes Ribas de Araújo e do presidente do Lar do Idoso, Humberto Vilhalva, Renato Câmara conversou com os idosos residentes na casa e percorreu a lavanderia e o refeitório do lar, que são os locais que mais necessitam de melhorias estruturais na instituição.

“Estamos empenhados na construção de políticas públicas que fortaleçam os direitos das pessoas da terceira idade, criando mecanismos que garantam mais qualidade de vida aos nossos idosos. Neste trabalho com a Frente Parlamentar, rodamos o Estado realizando audiências públicas para chamar a atenção da população sobre a necessidade e a importância de se avançar no debate e na construção de políticas públicas voltadas aos idosos. Neste novo momento, estamos percorrendo os municípios para conhecer as estruturas de atendimento existentes, a realidade e às problemáticas de cada instituição. Aqui em Amambai, tivemos a oportunidade de conhecer esse belo trabalho desenvolv ido no Lar do Idoso para a proteção destas pessoas que estão fora do convívio familiar. Apesar do esforço feito por diversas pessoas e entidades para garantir a continuidade do atendimento, verificamos que existem deficiências estruturais e a necessidade de investimentos. Diante disto, vamos levar essas situações à Frente e lutar pela viabilização de melhorias para essa entidade”, destacou Renato.

O deputado informou ainda que o trabalho de visita aos abrigos e casas de atendimentos aos idosos em MS será intensificado ao longo dos próximos meses. “Precisamos fazer um diagnóstico deste atendimento prestado nos municípios para levantarmos as demandas e necessidades de investimentos e melhorias para cada região”, finalizou Câmara.

O presidente do Lar do Idoso de Amambai Humberto Vilhalva destacou a visita de Renato Câmara, “fundamental esse tipo de atividade por parte da classe política para conhecer de perto a realidade e as dificuldades enfrentadas pelas entidades de apoio aos idosos para se manterem em funcionamento. Esse trabalho deve trazer importantes melhorias para as entidades, por isso, contamos com o apoio do deputado Renato, dos demais deputados e de toda a classe política do Estado”, disse. 

População Idosa – Atualmente, os idosos representam 14% da população brasileira. Em Mato Grosso do Sul, a melhor idade soma cerca de 310 mil pessoas e pensar a qualidade de vida e a cidadania dessa população é indispensável. Por conta disso, a Frente Parlamentar do Idoso, presidida por Renato Câmara, tem atuado com o objetivo de discutir, propor e ampliar projetos em conjunto com as instituições, órgãos, entidades e sociedade civil em geral, proporcionando a garantia dos direitos da pessoa idosa sul-mato-grossense.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete