20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Valdirene Soligo é a vereadora mais bem votada da história de Aral Moreira desde a redemocratização

2016-10-13 08:32:00

Abertas as urnas nas eleições municipais do último domingo, Aral Moreira reservou uma série de surpresas para o eleitor: se o novo prefeito assumirá desprestigiado por ter sido eleito com apenas um voto de diferença em relação a sua adversária, para uma vereadora eleita voto não foi o problema. Muito pelo contrário: com 463 votos, a estreante Valdirene Soligo foi a vereadora mais bem votada da história de Aral Moreira, desde a redemocratização do País, em 1988.

 
De acordo com dados disponibilizados pelo TRE-MS, antes de Valdirene Soligo, desde a redemocratização do país os vereadores mais bem votados de Aral Moreira foram:
 
2016 – Valdirene Soligo – 463 votos
2012 – Alexandrino – 407 votos
2008 – Valdir Soligo – 412 votos
2004 – Terezinha Olmedo – 289 votos
2000 – Maria do Carmo Oliveira – 295 votos
1996 – Maria do Carmo Oliveira – 390 votos
1992 – José Henrque Pompeu – 238 votos
1988 – Valdir Soligo – 242 votos
 
A primeira eleição livre no Brasil, depois da redemocratização do país ocorreu em 1988. As eleições anteriores a 1988 aconteceram debaixo do tacão da Ditadura Militar, que controlava quem podia votar e quem podia ser votado.
 
Se a performance da nova vereadora já é histórica se comparada às eleições anteriores, é mais surpreendente ainda quando olhamos para os números de 2016: Valdirene Soligo teve mais votos para vereadora do que o terceiro colocado na eleição para prefeito, o atual vice-prefeito Eugênio Freire, que teve 409 votos.
 
PRA FAZER A DIFERENÇA – O segredo para o desempenho da vereadora recém eleita está em seu currículo, que mostra que a nova ocupante da Câmara Municipal de Aral Moreira é uma das mais bem preparadas para ocupar o cargo.
 
Valdirene Soligo, bióloga por formação, tendo trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, é também educadora e gestora. Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior, Valdirene foi professora por vários anos no Colégio Objetivo de Dourados, e na Escola Estadual Fernando Côrrea da Costa, em Aral Moreira.
 
Em função de sua formação como bióloga, em 2008 foi convidada pelo prefeito Edson de David para assumir a Coordenação da Vigilância Sanitária do município e, a partir de 2010, a direção administrativa do Hospital Municipal Santa Luzia, que deixou no início de 2016 para concorrer a uma vaga no legislativo municipal.
 
“Em todas as funções que exerci até hoje, me dediquei a cuidar das pessoas. Como professora, dos jovens. E como gestora da Vigilância Sanitária e do Hospital Municipal, da saúde das pessoas”, explica Valdirene. “Sempre quis isso: me dedicar as pessoas. E me preparei para isso. Antes de assumir qualquer cargo, seja de professora, seja de gestora, me preparei para isso. Passei muitos anos fora de Aral Moreira aprimorando minha formação, e quando voltei pude realizar meu maior sonho: me dedicar as pessoas e para fazer a diferença na vida delas”.
 
RESPONSABILIDADE – Valdirene Soligo assumirá em 2017 com um duplo desafio: ser a vereadora mais bem votada da história e ser a principal representante da oposição à nova administração.
 
“Ser a vereadora mais bem votada da história de nosso município não é um privilégio. É uma responsabilidade. E é assim que vou honrar a confiança que quase 10% da população de Aral Moreira depositou em mim: exercendo meu mandato com responsabilidade e dedicando ele ao que mais me importa: as pessoas de nossa comunidade”, declarou Valdirene.
 
Quanto a ser a principal voz da oposição na Câmara Municipal de Aral Moreira, Valdirene Soligo dá um aviso: diz que não vai fazer oposição por fazer. “Não tenho rabo preso com ninguém. Nem com quem ganhou, e muito menos com quem perdeu. Sou independente. Aquilo que vir da prefeitura que seja para o bem de nossa comunidade, conte comigo. Mas o que eu entender que prejudicará nossa comunidade, vou ser contra”.
 
“É como eu disse durante minha campanha: quero fazer a diferença para nossa gente”, finalizou a futura vereadora.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete