18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Onevan representa AL em Fórum de Governadores e destaca fortalecimento das políticas de integração

2016-08-24 07:25:00

O deputado estadual Onevan de Matos, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, representou o legislativo sul-mato-grossense na reunião de trabalho do "Fórum de Governadores Brasil Central", ocorrida em Bonito, no último final de semana.

"A integração entre os estados é uma maneira moderna e eficaz de oferecer políticas públicas à população. Estamos trabalhando conjuntamente, governadores e Assembleias Legislativas, discutindo ações e propondo iniciativas concretas para o desenvolvimento econômico-social das 7 (sete) unidades da federação que integram o Fórum Brasil Central", explicou o deputado estadual Onevan de Matos.

Deliberações – Os integrantes do fórum discutiram e deliberaram ações sobre diversas áreas da Administração Pública, como, Segurança Pública, Turismo, Educação, Saúde e, também, a criação de um "Mercado Comum do Brasil Central", que buscará eliminar disputas fiscais entre os estados.

O fórum deliberou, ainda, sobre a criação de sua "Câmara de Turismo", que trabalhará de forma integrada para fortalecer o setor nas unidades da federação que integram o bloco.

Outro destaque da reunião entre os entes federativos foi a assinatura do "Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada", que, dentre outras missões, possibilitará o compartilhamento de informações entre as unidades da federação e a criação de ações integradas.

Caravana da Saúde – O governador Reinaldo Azambuja e o secretário Nelson Tavares apresentaram um painel das ações já desenvolvidas pela "Caravana da Saúde" no Estado – os demais governadores parabenizaram o Mato Grosso do Sul pela iniciativa e demonstraram interesse em reproduzir a iniciativa de sucesso em suas respectivas unidades da federação.

"Foi uma reunião extremamente produtiva, na qual discutimos ações político-governamentais com outras unidades da federação, com o objetivo de, respeitada as peculiaridades locais, encontrarmos ações conjuntas para os desafios da gestão pública", resumiu Onevan de Matos.

Fórum Brasil Central – Criado em setembro de 2015, o Fórum de Governadores Brasil Central reúne os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal – a reunião sediada em Bonito aprovou a entrada do Maranhão no bloco.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete