23.3 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

24 estados e DF têm protestos contra o governo Temer hoje

2016-06-10 19:26:00

Manifestantes realizam e realizaram atos contra o presidente em exercício Michel Temer em 24 estados e no Distrito Federal ao longo desta sexta-feira (10).

Atos ocorreram em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio GrG 1ande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no DF.

As manifestações foram convocadas por movimentos sociais e sindicatos e, além de críticas ao governo interino, fizeram reivindicações específicas das categorias.

Em Palmas, no Tocantins, protesto em frente à sede da TV Anhanguera deixou três feridos. Em Fortaleza, no Ceará, manifestantes entraram na recepção da TV Verdes Mares, afiliada da Globo, e gritaram palavras de ordem contra a emissora.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), em nota, repudiou veementemente as invasõesVeja como foram os protestos em cada estado:

 

Alagoas

"ManifestantesManifestantes se reuniram na Praça Centenário para sair pelas ruas de Maceió (Foto: Marcio Chagas/G1)

Os participantes do ato “Fora Temer” se concentraram na Praça do  Centenário, no bairro do Farol, em Maceió, e saíram em caminhada até o Centro. Lá, ocuparam um edifício onde funcionam diversos órgãos nacionais, como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a delegacia federal do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), hoje incorporado à Casa Civil.

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Amapá

"Manifestação,Manifestação, Dilma, governo Temer, Amapá (Foto: John Pacheco/G1)

Representantes de movimentos culturais, estudantis, entidades sindicais e partidos políticosrealizam um ato na tarde desta sexta no Centro de Macapá contra o governo Temer. O movimento intitulado "Fora Temer, não ao golpe" se concentrou em frente ao Teatro das Bacabeiras.

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

Amazonas

"ManifestaçãoManifestação em Manaus (Foto: Maritana Santos/Rede Amazônica)

 

Manifestação organizada pelos movimentos "Frente Brasil Popular" e "Povo Sem Medo" reuniu um grupo no Centro de Manaus em protesto contra Temer. Os manifestantes pediram a saída de Temer e a volta da presidente afastada Dilma. Cerca de 70 pessoas participaram do ato, entre representantes de partidos políticos, movimentos sociais e trabalhadores.

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Bahia

"ProtestoProtesto contra o governo Temer em Salvador, Bahia (Foto: Maiana Belo/ G1)

Manifestantes saíram em caminhada nesta tarde, no centro de Salvador, contra Temer. A concentração começou por volta das 15h, no Campo Grande. Os manifestantes saíram em direção à Praça Castro Alves por volta das 16h30. Por conta do ato, o trânsito ficou lento na região, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte da capital (Translvador).


Ceará

"ManifestantesManifestantes contra Michel Temer participam de ato na Praça Luíza Távora, em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Manifestantes realizaram em Fortaleza um protesto contra o presidente em exercício e pelo retorno de Dilma ao cargo. O ato foi intitulado "Fora, Temer. Não ao golpe e nenhum direito a menos".

Durante o ato, um grupo de manifestantes entrou na recepção da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, e gritaram palavras de ordem contra a emissora. Os manifestantes deixaram o local após cerca de 20 minutos, sem intervenção de policiais ou funcionários da afiliada.

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

Distrito Federal

"ProtestoProtesto contra o governo Michel Temer em frente à Biblioteca Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Pedro Borges/G1)

Manifestantes contrários ao governo do presidente em exercício se reuniram em um protesto no fim da tarde desta sexta em frente à Biblioteca Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

………………………………………………………………………………………………………………………………………

Espírito Santo

"AtoAto contra o presidente em exercício, em Vitória, Espírito Santo (Foto: Rafael Monteiro de Barros/ CBN Vitória)

Manifestantes protestaram em Vitória nesta noite desta sexta. A concentração ocorreu em frente ao Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, no bairro Mário Cypreste, em Vitória.

………………………………………………………………………………………………………………………………………

Goiás

"GrupoGrupo faz ato a favor da presidente afastada Dilma Rousseff, em Goiânia, Goiás (Foto: Vanessa Martins/G1)

Um grupo de manifestantes se reuniu na frente do Tribunal de Justiça de Goiás, em Goiânia, nesta tarde, para apoiar a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Eles também fazem críticas ao presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). O grupo fecha a Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste, sentido ao Centro da cidade.

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

Mato Grosso

"SegundoSegundo a PM, cerca de 150 pessoas participaram de ato contra o governo Temer em Cuiabá (Foto: Renê Dióz/G1)

Manifestantes contrários a Temer realizaram uma passeata no centro de Cuaibá, nesta tarde. Segundo a PM, cerca de 150 pessoas participaram do ato, que durou pouco mais de uma hora. Além de protestar contra Temer, os manifestantes também se mostraram contrários ao projeto de parceria público-privada proposto pelo governo de Mato Grosso para a gestão de 76 escolas públicas estaduais.

………………………………………………………………………………………………………………………………………

Mato Grosso do Sul

"BonecoBoneco fazia referência a Michel Temer em Campo Grande (Foto: Anderson Viegas/ G1 MS)

Um ato de professores em Campo Grande por garantias de direitos virou manifestação contra Temer. Um boneco batizado de "Michel Terror" foi carregado à frente da caminhada que percorreu as principais ruas da capital. A organização fala em 5 mil participantes. Não havia polícia na manifestação, que foi pacífica.

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

Minas Gerais

  •  

"ProtestoProtesto em Belo Horizonte pede saída de Michel Temer da Presidência (Foto: Humberto Trajano/G1)

Na capital, Belo Horizonte, um grupo de manifestantes se reuniu na Praça Afonso Arinos, no Centro. No protesto, eles pediram a saída do presidente em exercício Temer.

Também houve protestos em Uberaba, em Juiz de Fora, em Varginha e em Uberlândia.

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

Pará

  •  

"protestoprotesto Fora Temer Belém 10 de junho (Foto: Arthur Sobral / G1)

Manifestantes se reúnem em ato contra Temer em Belém nesta tarde. A concentração do ato ocorre na Praça da República, bairro de Nazaré. Segundo a organização, cerca de 2 mil pessoas participam do protesto, que seguirá até a Praça do Operário, em São Brás.

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Paraíba

  •  

"ManifestantesManifestantes se reuniram em frente à prefeitura de Campina Grande (Foto: Gustavo Xavier/G1)

Um protesto contra mudanças na previdência interrompeu o trânsito em ruas do Centro de Campina Grande pela manhã. Segundo a organização, 1 mil pessoas participaram da caminhada, encerrada às 11h10. A PM só acompanhou o encerramento da manifestação e disse que eram 400.

A manifestação chegou a fechar o principal cruzamento da cidade, nas avenidas Floriano Peixoto e Venâncio Neiva, passou pela sede da prefeitura e foi até a praça Clementino Procópio, onde se dispersou.

À tarde, o protesto ocorreu na capital, João Pessoa. Os manifestantes começaram a se concentrar por volta das 14h e, às 15h50, interditaram o trânsito no sentido Centro-Praia na Avenida Getúlio Vargas. O ato terminou às 17h40.


Paraná

"ProtestoProtesto (Foto: Adailton Lúcio/RPC)

Atos ocorreram pela manhã na Região Metropolitana de Curitiba. Na capital, o MST bloqueou a Rua Doutor Faivre entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava.

O movimento também realizou atos em frente a uma agência do INSS também no Centro; junto à Refinaria Getúlio Vargas, da Petrobras, em Araucária; na marginal da BR-476, na altura do km 150; em frente à Caixa Econômica Federal da Praça Carlos Gomes; na sede da Petrobras

No fim da tarde, o maior ato ocorreu na Praça Santos Andrade, no Centro.

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Pernambuco

"NoNo Recife, manifestantes pedem saída do Governo Temer (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

A Praça do Derby, na área central do Recife, tornou-se cenário de um protesto contra o governo interino de Michel Temer no fim da tarde. O ato, que recebeu a denominação de 'Fora Temer, Não ao Golpe, Nenhum Direito a Menos', iniciou a concentração por volta das 16h e deixou o local às 17h30.

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

Piauí

"Centenas

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete